Cineasta WG representa Guarulhos durante festival de cinema em Los Angeles
Contando Aviões, filme produzido na região do Pimentas, é um dos cinco curtas brasileiros com curadoria em parceria com a SPCINE e o Festival Curta Kinoforum
O jovem cineasta guarulhense Wesley Gabriel, o WG, do Coletivo Kinoférico, embarca para Los Angeles (EUA), onde representa a cidade de Guarulhos no NFMLA Film Festival InFocus: Latinx & Hispanic Cinema, edição anual que acontece no próximo dia 21 de setembro, no The South Park Center. Na ocasião, WG apresenta Contando Aviões, curta-metragem produzido na região dos Pimentas.
A programação do festival conta com quatro programas de curtas-metragens independentes, que abrangem uma diversidade de gêneros, abordagens narrativas e histórias, contadas por cineastas emergentes do Brasil, Colômbia, Cuba, República Dominicana, El Salvador, França, México, Nicarágua, Porto Rico e Estados Unidos. O evento abriga ainda roda de negócios e palestras com produtores estadunidenses.
A exibição de Contando Aviões é parte da programação do InFocus: São Paulo, uma coleção de filmes com curadoria em parceria com a SPCINE e o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum, que destaca o trabalho de diversos cineastas da cidade de São Paulo. Este bloco é composto ainda pelos filmes Casulo, dirigido por Aline Flores, Boi De Conchas, de Daniel Barosa, Verde, de Rodrigo Ribeyro, e Tapuia, de Kay Sara e Begê Muniz. Tais produções exploram ideias de lar, família e maternidade, saúde mental, perdas ambíguas, autodeterminação e luta pelo que é certo em circunstâncias aparentemente impossíveis.
Para WG, a participação em festivais consegue destacar o cinema independente e, principalmente, o cinema feito nos bairros periféricos da cidade de Guarulhos, considerando o baixo investimento do poder público local no setor cultural.
“Quando a gente tem um filme produzido por uma lei, que foi a primeira edição da Lei Aldir Blanc em Guarulhos, com um financiamento muito apertado, e consegue chegar em um festival no exterior, isso tem um significado muito impactante para todos que desejam entrar em grandes festivais como o NFML. Além disso, levar nossos filmes periféricos para os festivais nos dá a chance de mostrar que é possível, de inúmeras formas, produzir filmes com muita qualidade vindo da periferia, vindo da quebrada, tirando o estigma de que o cinema é um local de privilégio e elitizado”, explica o cineasta.
Cinema periférico e de quebrada, que traduz em imagens a realidade e o modo de vida de personagens reais em uma das regiões de Guarulhos com maior índice de vulnerabilidade, Contando Aviões conta a história de Tereza, que pensa só em Maru, Maru pensa só em Anaya, enquanto os sonhos voam perto do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Três tempos e três mundos se fundem em um só lugar para revelar como política, amor e espiritualidade se entrelaçam.
Contando Aviões também passou por festivais no Rio e em Dublin, na Irlanda, onde o curta ganhou prêmio de Melhor Filme e Melhor Fotografia. “Acho que a maior importância é isso, a gente conseguir mostrar nossos trabalhos e trazer um olhar aqui para a quebrada, um olhar para a periferia, porque a nossa ideia sempre foi filmar com a periferia de pano de fundo, a ideia do começo sempre foi filmar o bairro com pessoas do bairro, com personagens do bairro, e aí quando a gente exibe o nosso bairro de certa forma na telona, a gente está se vê de outra forma, vê nosso bairro e nossa gente, estamos mostrando a cidade para o mundo, o nosso povo para o mundo, mostrando os artistas periféricos para o mundo”, finaliza.
Produzido por WG e Giovanna Azevedo, com co-realização da Ira Negra Filmes, Contando Aviões foi escrito e dirigido pelo cineasta Fábio Rodrigo, também cria da periferia. A produção contou ainda com a participação de alunos em formação das oficinas de cinema do Projeto Portas Abertas: A Periferia Conta Suas Histórias, realizadas na região dos Pimentas com recursos da Lei Aldir Blanc. No elenco, o curta traz Céllia Nascimento e Timm Arif, dois atores de grande expressividade da cidade.
Para saber mais sobre o NFMLA Film Festival, acesse https://www.newfilmmakersla.com. Acompanhe as novidades da programação pelo Instagram em @nfmla.