DestaqueNotícias

Escritores guarullhenses marcam presença na Feira do Livro do Pacaembu

Autores ligados ao coletivo literário e editora Fraternidade de Escritores dedicam-se a diversos gêneros e estilos 

Escritores guarulhenses ligados ao coletivo literário e editora Fraternidade de Escritores participam pela primeira vez da Feira do Livro do Pacaembu, evento que acontece entre os dias 14 e 22 de junho, na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu. O  evento traz mais de quinze de seus autores independentes de diversos gêneros e estilos. A entrada é gratuita.

Fundado com o objetivo de fortalecer o mercado criativo brasileiro, o coletivo — liderado por Tadeu Loppara e Edilaine Soares — é uma iniciativa sem fins lucrativos dedicada à valorização da literatura nacional e à promoção de autoras e autores contemporâneos que constroem, com talento e propósito, um novo cenário para a literatura brasileira.

Durante a Feira, o público poderá conhecer de perto as obras e os bastidores do processo criativo, além de conversar diretamente com os autores e adquirir livros autografados. Entre os nomes confirmados estão Pietro Abbate, Gil Miri, Bruno Daniel, Angela Cristina Lessa, Patricia Lima, Tatiana E.S. Corrales, Bruna Laleska, Ari Geisler, Victor Souza, Herbert Lincon, Michelle Franzini Zanin, Eduardo Straub, Antônio Sampaio, Yve de Oliveira, Lilian Farias de Freitas e Lilly Lune.

“É indiscutível a relevância dos autores independentes no mercado editorial e não é para menos, atualmente, estima-se que de 30% a 34% de todas as vendas de e-books nos principais mercados globais é independente. Além disso, na pandemia, segundo dados do Clube dos Autores, plataforma de autopublicação, o número de publicações independentes cresceu importantes 30%. Ser independente se tornou muito atrativo num mercado onde o autor publicado por uma editora convencional recebe cerca de 7,5% do preço de capa e o autor independente que opta por vender diretamente seus livros pode ganhar até 90%,” relata Tadeu Loppara escritor e um dos fundadores da Fraternidade.

O coletivo Fraternidade de Escritores estreou nos grandes eventos literários em 2024, na 27º Bienal Internacional do Livro de São Paulo, com uma participação marcante que reuniu autores de diversas regiões do país, reforçando o compromisso com a diversidade cultural e a excelência literária.

“Percebemos que estamos ganhando cada vez mais espaço, mesmo com poucos recursos. Participar da Feira do Pacaembu tem um impacto significativo, pois amplia o alcance da literatura produzida de forma independente”, afirma Edilaine Soares, escritora e uma das líderes da Fraternidade.

E a agenda do grupo segue intensa: além da Feira do Livro do Pacaembu, a Fraternidade estará presente na FLIPEI – Festa Literária Pirata das Editoras Independentes, em agosto e marcará presença na VIII edição da Steacom de Paranapiacaba, consolidando-se como uma força ativa e inovadora na cena literária nacional.

Serviço

Feira do Livro do Pacaembu

Praça Charles Miller, São Paulo – SP

14 a 22 de junho

Saiba mais: @fraternidadedeescritores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *