fbpx
Notícias

Guarulhos se despede de Áurea Fontes

A música sertaneja perdeu nesta segunda-feira, 3, a cantora Áurea Fontes, grande defensora da música caipira raiz e uma das mais expressivas representantes do gênero em Guarulhos. A data de falecimento da cantora é marcada com grande pesar pelo Dia do Sertanejo, comemorado anualmente em 3 de maio.

Em cerimônia reservada somente à família, Áurea será velada no Cemitério Vila Rio de Janeiro nesta terça-feira.

Áurea Fontes, nome artístico de Áurea Salvaia, nasceu em 6 de abril de 1950. Em 1961, aos 11 anos, ela e a família se mudaram para Guarulhos e foram morar no bairro Gopoúva. Produtora cultural, cantora, compositora, apresentadora e coordenadora do Projeto Viola Viva, Áurea se notabilizou por seu trabalho em favor da música e da cultura sertaneja tradicional. Dirigiu a Orquestra de Violeiros Coração da Viola, produzindo dois trabalhos fonográficos, editados em LP, CDs e fita cassete. Radialista, apresentou pela Rádio Boa Nova de Guarulhos o Programa “Um pouquinho de Brasil”, de música brasileira, e o” Programa Som Brasileiro”, dedicado exclusivamente à música sertaneja raiz.

Em 1995, a convite de Osvaldo Tassi, criou o programa “Viola Viva”, transmitido ao vivo para todo o Brasil pela Rádio Tupi AM. Em 1998, o Viola Viva passou a acontecer no Auditório Pedro Dias Gonçalves, na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato e, anos depois, no Teatro Nelson Rodrigues, na Vila Galvão. Foi funcionária da Secretaria da Cultura de Guarulhos, responsável pela criação da Sala do Sertanejo do Museu Histórico de Guarulhos, que reunia acervo sobre a cultura e a música caipira, sala essa depois denominada Sala Tonico e Tinoco. Durante cinco anos, apresentou os Festivais de Música Sertaneja promovidos pela Prefeitura e realizou vários espetáculos ligados ao gênero musical, como o “Projeto João Pacífico”, “Oito Anos sem Jose Fortuna” e “ Homenagem a Índio Vago”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Skip to content