1001 Noites de Cultura em Guarulhos – com Nelson e Sérgio
EPISÓDIO #0072 – Nelson e Sérgio
Está no ar o episódio 0072 do Podcast 1001 Noites de Cultura em Guarulhos. Hoje recebemos Nelson Velloso e Sérgio Santiago.
Nelson Velloso
Professor de História e Sociologia – Palhaço – Diretor e atuador de teatro popular.
Autor teatral filiado a S.B.A.T. (Sociedade Brasileira de Autores Teatrais) desde 1984.
Ator, Assistente de Produção e Aderecista do Grupo De Arte Experimental Abaçaí (1981-1982) atuando nos seguintes espetáculos: Tempo de Meio Silêncio e no Bloco Carnavalesco Vem Qué Bão.
Fundador, diretor e preparador de atores do Theatro do Marginalia na cidade de Mauá (1983-1989) atuando e dirigindo os seguintes espetáculos: Brasil de Rua a Rua, Brasil terra das incertezas e Vida, paixão e bananas do Marginália
Diretor do Grupo Teatral Abelha, grupo este formado por alunos do curso de Letras da Universidade de São Paulo (USP) (1985 -1988)
Fundador, Diretor, ator, preparador de atores da Usina de Arte Aníbal Deixou a Tumba (Guarulhos SP) (1994-2000) atuando nos seguintes espetáculos: Epopéia Contra a Cena Obscena Num Cenário Secular Portátil; Em Terra de Cegos Quem Tem Olhos Mas Não Enxerga é Cego Também; Seu Pedrão o Grande e as Desorganizethes; O Santeiro do Mangue, um mistério gozoso em forma de opereta; Para Acabar com o Julgamento de Deus; Sacro, Mítico, Profano: O Evangelho Segundo Aníbal; Carnavalys, Anarkus, Orgyalys, Antropofagycus est Theatrum; Ecus Urbanus; Fragmentos Espasmódicos de uma Tresloucada luta pela Liberdade; Em baile de Antropófagos, Canibal é Quem Dança; A Quitanda dos Antropófagos.
Organizou, coordenou e dirigiu as “Oficinas de Teatro do Povo” nos Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP) e Sindicato dos Professores da Rede Privada de Ensino de Guarulhos (SINPRO) (2001 – 2012).
Coordenou e dirigiu a “Oficina de Teatro do Povo” com membros-moradores da ocupação urbana Acampamento Anita Garibaldi Guarulhos, em conjunto com o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) (2003-2005)
Fundador e diretor e atuador da CIA BRANCALEONE DE TEAT(r)O Companhia de teatro circense na cidade de Guarulhos desde julho de 2003.
Atuando nos seguintes espetáculos:
Nada de Panis Et Circensis Nas Terras do Pão e Circo; Quem quiser que me siga (espetáculo de rua); Penca de Tralhas, Traças e Troças; Homem Gabiru Elevado ao Kaos (espetáculo de rua); Manifesto Antropófago (espetáculo de rua); Farsa o que eu digo Farsa como eu Faço, Teatro no Porão, Circo do Chuleil; Circo Aquático no Porão; A República dos Clowns; PUPURRI Para o Público Morrer de Rir; Os Três Palhaços Uma Tragicomédia Ummana; Que Palhaçada é Essa?; Muralhas e Mulheres o Que Tem Por Trás Delas; Ver$ando $obre Palhaço$ de Ho$pital; E Ainda Mais Hexxa Brasil?; 11/09 Um Espetáculo Atentado Risonho; Debate que eu Gamo; Em Cantos de Curiandamba (espetáculo musical); Altos e Baixos de Natal Brancaleônicos; A Comédia da Esposa Muda; Arte dá Trabalho; O Buraco da Gente.
Fundador do Cineclube Precário (2008 – 2011) projeto em parceria com o Sinpro Guarulhos.
Um dos fundadores e curador do Cineclube Caleidoscópio – no Colégio Parthenon Bom Clima – desde 2003.
Instagram: @nelsonvelloso
Sérgio Santiago
Diretor, dramaturgo e ator, sua trajetória começa em 1975, com o Grupo Perspectiva de Teatro Amador de Guarulhos. Profissionaliza-se em 1979,e desde então responsável pelo coletivo teatral Arlequins. Últimos trabalhos: Os filhos da Dita; pra Não dizer que Não falei das Flores, ambos de Éjo de Rocha Miranda e Ana Maria Quintal; Castro Alves Livre, de Éjo de Rocha Miranda. Nos trabalhos em dramaturgia usa o pseudônimo de Éjo de Rocha Miranda. Fez parte da diretoria do CPTIJ- Centro Paulista de Teatro para a Infância e Juventude e foi membro do Conselho Consultivo da Cooperativa Paulista de Teatro. Coordenou o projeto “Teatro na Comunidade”, da Secretaria de Educação de Guarulhos. Graduado em Física pela Universidade de São Paulo (USP). Sua formação no teatro foi consolidada com montagens no teatro amador e trabalhos na ECA (Escola de Comunicação e Artes-USP), EAD (Escola de Arte Dramática – USP) e no CPT (Centro de Pesquisa Teatral). Experiência internacional : “pra Não dizer que Não falei das Flores”, XIII Festival de Teatro de La Habana (2009) e apresentações em Caracas / Venezuela (2009);“Os filhos da Dita”, Escola Superior de Teatro e Cinema – ESTC – de Lisboa/Portugal -dez/2012;VII Festival de Teatro Independiente Pirologías, Buenos Aires/ Argentina; IX Festival Nacional de Teatro de Bahía Blanca/Argentina-mar/2014; Marzo, Mujer y Memoria, Buenos Aires/Argentina -mar/2014.Atualmente dirige o espetáculo “ O Capital – Arlequins apresenta Marx”.
Instagram: @sergiosantiago330
Escute agora o Podcast 1001 Noites de Cultura em Guarulhos – com Nelson e Sérgio
Lembre-se de compartilhar o nosso podcast e aproveite também para conhecer a Guarulhos Cultural em www.guarulhoscultural.com.br
Esse episódio nem se compara com os demais que você irá encontrar por aqui …
Nos encontramos nas próximas histórias.
1001 Noites de Cultura em Guarulhos
Apresentação: Vitor Souza
Produção: Rosângela da Silva
Edição de Som: Pedro Pugas
Música Tema: Rainbows de Scott Buckley * Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0
Realização: Guarulhos Cultural ( https://guarulhoscultural.com.br/ )