Fausto Bergocce expõe série de charges sobre o mundial do Catar na Biblioteca Monteiro Lobato
Ainda Não Foi DHexa Vez: nome da exposição faz referência ao desejo e expectativa que os brasileiros tinham de que o Brasil vencesse o mundial, o que tornaria o país hexacampeão do mundo.
Cerca de 60 charges sobre o Mundial da Copa do Mundo no Catar integram a exposição Ainda Não Foi DHexa Vez, do cartunista Fausto Bergocce, em exibição entre os dias 18 de maio e 25 de agosto, de segunda a sexta, das 9h às 17h, no espaço expositivo da Biblioteca Monteiro Lobato, no centro. No dia 18, quinta-feira, às 18h, durante a abertura da exposição, Fausto Bergocce e o jornalista esportivo Diego Alves fazem uma resenha no auditório do espaço, e resgatam jogadas e momentos pitorescos dos jogos do Catar, que aconteceram em novembro do ano passado, além de outros mundiais.
Apaixonado por futebol, Fausto vibrou com as cores que explodiram nos estádios e deixaram o cenário árido do país árabe cheio de brilho e luz. O nome da exposição faz referência ao desejo e expectativa que os brasileiros tinham de que o Brasil vencesse o mundial, o que tornaria o país hexacampeão do mundo.
Do primeiro jogo à grande final entre Argentina e França, Bergocce acompanhou cada um dos jogos colado à TV, a registrar as partidas com seu traço impertinente. Isso resultou na criação de charges bastante divertidas com os principais lances dos jogos, uma forma de ilustrar com humor e irreverência momentos inesquecíveis.
Em meio aos desenhos, é possível encontrar referências culturais diversas, o grito da torcida francesa, as laranjas holandesas, as batatas belgas, o touro espanhol e a cerveja alemã, tudo isso e muito mais com direito a comentários de camelos árabes, que sempre pintam em cena para alguma tirada ácida em relação à partida.
Sobre Fausto Bergocce
O cartunista nasceu em 18 de novembro de 1952, em Reginópolis, há cerca de 405 quilômetros de São Paulo. Ele e sua família se mudaram para Guarulhos em 1964 e, em 1972, aos 20 anos, ele começa a trabalhar no Diário de Guarulhos. Em 1974, ele é contratado como arquivista do jornal Guaru News, passando para a redação como ilustrador. Trabalhou ainda na Última Hora, de 1976 até seu fechamento em 1979. Fausto entrou para o Diário Popular em 1986, contratado para ilustrar o evento da Copa do Mundo no México, e saí no final de 2003, dois anos depois do jornal ter se tornado Diário de São Paulo. Entre 2006 e 2014, trabalhou no jornal Olho Vivo (depois novo Diário de Guarulhos). Desde então, atua como freelancer em seu ateliê como pintor e cartunista e nas redes sociais.
Para saber mais sobre Fausto, acesse o perfil do artista no Instagram: https://www.instagram.com/faustobergocce/.
A Biblioteca Monteiro Lobato fica na rua João Gonçalves, 439,no centro – Guarulhos/SP.