fbpx
Entrevista

Guarumusic ressurge como ferramenta de entretenimento e negócios

Idealizado por Aldo Di Julho, site de compartilhamento de conteúdo cultural oferece a artistas grande potencial para empreender

Por Carla Maio

Potencializar o fazer artístico de músicos, bandas e grupos musicais, oferecendo-lhes ferramentas e expertise para que eles possam empreender e gerenciar sua carreira. Em tempos em que as grandes gravadoras são coisa do passado e o empreendedorismo está em alta, boas práticas de compartilhamento de conteúdo e ideias se fazem necessárias para que todos possam ter sua fatia no bolo do mercado musical.

E é no contexto da pandemia que, em 2020, ressurge o Guarumusic, site destinado à divulgação de artistas, com foco na geração de receita. Idealizado pelo músico, cantor e compositor guarulhense Aldo Di Julho, o Guarumusic oferece aos artistas plataforma com uma Loja Virtual, onde é possível vender músicas, shows, audiobooks, merchandising, CDs, banners de publicidade, produtos com a logomarca do próprio artista, entre outros. O novo Portal Guarumusic conta ainda com podcasts e blogs com temas segmentados.

Guarumusic

O Guarumusic foi criado em 2010 por meio de projeto financiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Guarulhos, o FunCultura. Era o único portal de música da cidade, dedicado exclusivamente a artistas guarulhenses. Naquela época, Aldo dividia a produção executiva com Angelo Ardigó, enquanto a produtora Laila Fidelli estava à frente do gerenciamento de negócios.

Aldo Di Julho começou a carreira nos anos 90 com a banda de rock Chernobyl. Nesse período, a Chernobyl alcançou diversos trabalhos de destaque, dentre os quais a coletânea Urbanoise I, lançada fora do país pelo selo Rotten Records. Além disso, a banda fez várias aberturas, dividindo o palco com grandes bandas do rock nacional como Inocentes, 365, Titãs, Ultraje a Rigor, Ira! e Utopia, entre outras.

Guarumusic
Foto: Joanah Dark

O músico sempre teve intensa atuação internacional, colecionando shows em diversos países da Europa e África, onde fortaleceu sua carreira profissional ao divulgar a música brasileira.

O Guarumusic chegou a ter mais de 450 grupos cadastrados de vários segmentos musicais, e uma média de 1500 acessos diários. Com o passar dos anos, a tecnologia usada tornou-se obsoleta e a plataforma de hospedagem exigiu a atualização do portal. Com a migração, uma parte significativa dos dados e conteúdos se perdeu, o que levou Aldo a desativar o Guarumusic.

Se você é músico e seu trabalho ainda não está no Guarumusic, pare agora de ler essa matéria e acesse https://www.guarumusic.com.br/. Muito além do prazer de tocar um instrumento ou cantar, se a chance de empreender e gerenciar sua própria carreira são ideais que povoam seu imaginário, confira o bate-papo do Aldo Di Julho com o Guarulhos Cultural, quando o músico revela muito mais que uma visão empreendedora, antes, uma forma de encarar o impacto que as iniciativas coletivas têm no modo de produzir e consumir música.

Um divisor de águas na Cultura em Guarulhos

Guarulhos Cultural – O que motivou a criação do Guarumusic? De onde surgiu a ideia de montar o portal e qual era o objetivo naquela época?

Aldo Di Julho – O Guarumusic foi lançado em 24 de novembro 2010, antecedendo as comemorações do aniversário de 450 anos de Guarulhos. Naquela época, o Facebook ainda não havia sido amplamente difundido no Brasil e a alternativa para as bandas e músicos era o MySpace. A ideia era reunir em um lugar só uma variedade de artistas para que eles pudessem divulgar suas fotos, álbuns, banners e músicas. Ao disponibilizar suas músicas na plataforma, elas automaticamente passavam a fazer parte da programação ininterrupta de uma webradio vinculada ao Guarumusic. O site chegou a reunir mais de 450 bandas e artistas de todos os gêneros, rock, sertanejo, forró, música brasileira, muita gente talentosa que surgiu com a ajuda da plataforma e que seguiu carreira.

GC – O que motivou a reativação do site agora em 2020?

A7 – Com a pandemia, fiquei chocado com amigos vendendo seus instrumentos a preços muito abaixo do valor de mercado para pagar suas contas. Me pus a pensar em uma forma de poder contribuir com a classe artística que tanto sofre com a falta de shows e eventos. Por isso, resolvi retornar o Guarumusic, dessa vez com recursos próprios e um outro formato.

GC – O que mudou nessa nova fase?

A7 – Nessa nova fase, além do conteúdo musical, como os podcasts Contos de Terror, Samba do Sino, PodcastZinho (Cultura Pop PDZ) etc, o site também oferece blogs com trabalhos de artistas de diferentes linguagens e, especialmente por conta da pandemia, os conteúdos de terapia e arte têm sido os mais acessados: Mais para Inspirar, Psicologia em Arte, Faça Nutrir , Controle Remoto, entre outros.

O músico empreendedor

GC – Fale da potencialidade comercial do site:

A7 – O Guarumusic é uma ferramenta desenvolvida para que os artistas possam ganhar dinheiro com seu trabalho. O site deixou de ser um projeto romântico para tornar-se um negócio, com o qual trabalhamos de forma justa. A plataforma disponibiliza ao artista sua própria Loja Virtual, onde ele pode vender suas músicas, produtos e shows, que podem ser adquiridos com pagamento em cartão de crédito. Além disso, a empresa LA7 Artes, de Laila Fidelli, desenvolve diversos produtos personalizados como camisetas, canecas, agendas e outros produtos com os logotipos dos artistas. Responsável também pela logística e entrega dos produtos adquiridos na plataforma. Para o artista, o Guarumusic repassa 25% do valor de venda dos produtos confeccionados pela LA7 Artes.

GC – Como você encara as plataformas de streaming, tais como o Spotify?

A7 – Na verdade eu não curto o Spotify. Sua forma de monetização não favorece os artistas desconhecidos, que disponibilizam suas músicas gratuitamente em troca da promessa de divulgação de seu trabalho em meio a uma infinidade de artistas. No Spotify, só ganha dinheiro quem é famoso; aos demais, resta a ilusão de que estão sendo ouvidos e divulgados. Eu estou desde meus 17 anos divulgando meu trabalho (risos).

GC – Quais são as perspectivas para o Guarumusic nessa nova edição?

A7 – Ainda estamos bem no início dessa retomada e em outra época, existe hoje em dia muitas ferramentas de divulgação, diferentes da primeira versão do Guarumusic. A adesão dos artistas ainda está baixa, mas creio que quando descobrirem todas as possibilidades que estamos oferecendo, esse quadro deverá mudar. Vi muitos músicos batalhando, fazendo lives e familiares, amigos e fãs tentando ajudar, mas não está fácil para ninguém.  Nesse novo formato, o Guarumusic pode despertar o lado empreendedor e colaborar financeiramente com o artista.

Mapa do site

Em busca da oferta de diversidade musical do Guarumusic, o visitante do portal encontra podcasts com enfoques diversos, que caem bem ao gosto do público variado.

Contos de Terror

Contos de Terror na Guarumusic

Podcast apresentado pelo cineasta Rubens Mello e exibido mensalmente, conta histórias sobrenaturais, suspense, horror e lendas urbanas que povoam o imaginário popular e exercem grande poder sobre o inconsciente das pessoas.

Para conhecer, acesse: https://www.guarumusic.com.br/podcasts/autor/rubens-mello-contos-de-terror

Samba do Sino

Samba do Sino na Guarumusic

Apresentado por Carlos J. Fernandes, músico, compositor e idealizador do Samba do Sino, o bate-papo aborda temas diversos da música brasileira, sobretudo samba e chorinho, com convidados especiais, músicos, artistas e compositores.

Para conhecer, acesse: https://www.guarumusic.com.br/podcasts/autor/samba-do-sino-bate-papo

PodcastZinho

PodcastZinho na Guarumusic

Nesse podcast, o baixista Zinho Byl revira a cultura pop ao avesso, abordando temas variados com enfoque diferenciado, por vezes cômicos e apimentados.

Para conhecer, acesse: https://www.guarumusic.com.br/podcasts/autor/podcastzinho-cultura-pop-pdz

Pedagogia de Rua

Mestre Pê apresenta Pedagogia da Rua, podcast que parte do modo como o gênero RAP se relaciona com as comunidades, com seus códigos próprios de comunicação, suas metáforas, em meio ao exercício diário de ouvir, escutar, ler e escrever.

Em tempos de pandemia, em que muitas pessoas se voltaram para momentos de autoconhecimento, os Blogs também se tornaram um grande atrativo do portal, sobretudo pela diversidade de leituras e abordagens.

Para conhecer, acesse: https://www.guarumusic.com.br/podcasts/autor/pedagogia-de-rua-pmc

Psicologia em Arte

Psicologia em Arte na Guarumusic

Síndrome de Burnout, transtorno de ansiedade, memória e música são alguns dos temas abordados pela psicóloga Luciane Brito em textos leves e acolhedores, que evidenciam sua relação íntima com as artes e a natureza.

Para conhecer, acesse: https://www.guarumusic.com.br/blog/autor/luciane-brito-psicologia-em-arte

Mais para Inspirar

Mais para inspirar na Guarumusic

Incentivar a leitura, compartilhar insights, buscar novas reflexões e trocar pensamentos transformadores é o que propõe o escritor João Oliveira, por meio de textos cheios de sensibilidade e que guardam grande potencial de inspiração e criatividade.

Para conhecer, acesse: https://www.guarumusic.com.br/blog/autor/joao-mais-para-inspirar

Dicas de Viagem

Para quem gosta de viajar, Marcelo Ricardo oferece dicas de lugares impressionantes, curiosidades sobre a cultura local, culinária e passeios.

Para conhecer, acesse: https://www.guarumusic.com.br/blog/autor/marcelo-ricardo-dicas-de-viagens

Faça Nutrir

Faça Nutrir na Guarumusic

Alimentação saudável, dicas de saúde, importância dos alimentos e curiosidades são alguns dos temas abordados pela nutricionista Bianca Heloize da Silva em textos objetivos e cheios de vitalidade.

Para conhecer, acesse: https://www.guarumusic.com.br/blog/autor/bianca-heloize-faca-nutrir

Remoto Controle

Remoto Controle na Guarumusic

Nesse Blog, Jessé Costa fala sobre cultura geek, super-heróis, cinema, dá dica de séries e mostra uma visão bastante abrangente do universo das telinhas.

Para conhecer, acesse: https://www.guarumusic.com.br/blog/autor/remoto-controle-jesse-costa

Guarumusic Notícias

O Blog reúne notícias sobre arte e cultura guarulhense com postagens sobre música, cinema, coletivos culturais, festivais, entre outros assuntos.

Para conhecer, acesse: https://www.guarumusic.com.br/blog/autor/guarumusic-noticias

Cadernos de Rishikesh

Cadernos de Rishikesh, do engenheiro e bioconstrutor Nei Silva, é um Blog destinado a crônicas feitas num período sabático, em que ele viveu no oriente, em lugares como Índia, Nepal, Tailândia, Camboja, Laos e Vietnã. Em seus textos, Nei Silva se integra aos rituais e cerimônias sem qualquer crítica baseada em ideias ou julgamentos pessoais.

Para conhecer, acesse: https://www.guarumusic.com.br/blog/autor/cadernos-de-rishikesh-nei-silva

A Palavra Mágica

Idealizado pelo poeta e músico guarulhense Alcides Vieira, o Blog A Palavra Mágica evidencia o olhar sensível de Alcides a respeito de aspectos variados da arte e cultura da cidade. Ativista cultural, Alcides Vieira circula em espaços diversos e acumula vasta trajetória de participação em saraus que acontecem na cidade.

Para conhecer, acesse: https://www.guarumusic.com.br/blog/autor/a-palavra-magica-alcides-vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo