Roteiro organizado pela AAPAH apresenta obras artísticas com temáticas negra e indígena
A cada parada será indicada a ancestralidade indígena e negra, conformando com o marco da vegetação nativa local e explicações técnicas, históricas e
sociais das obras de artes.
Por Bruno Leite de Carvalho
No dia 18 de junho, domingo, a AAPAH – Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico promove o Roteiro Marcos Decoloniais e de Resistência, iniciativa para mapeamento de estátuas, esculturas, placas, bustos, entre outras obras artísticas encontradas na cidade de Guarulhos. O ponto de encontro dos participantes é na entrada principal do Bosque Maia, às 9h. As vagas são limitadas e a inscrição gratuita deve ser feita no link https://forms.gle/LREGMPeYQg7Qxtmt8. A idade mínima é de 16 anos.
O passeio começa com a observação e discussão sobre obras artísticas em espaços públicos nos arredores do Maia. Depois, o grupo segue de ônibus fretado para pontos como o Marco da Consciência Negra, Busto da Mãe Negra e o Memorial da Igreja do Rosário dos Homens Pretos. A participação é limitada ao número de assentos no ônibus.
O roteiro será finalizado com a visita ao Terreiro de Candomblé llê Axé Omon Obá Olooke ty Efon – Axé Ogodô, no bairro das Lavras. O local foi reconhecido recentemente como patrimônio cultural de Guarulhos. O retorno ao Bosque Maia deve acontecer após às 14h.
O historiador Tiago Guerra será o responsável pelo embasamento histórico e social. Já o guia de turismo Evanir Penna dará todo o apoio logístico e organizacional para segurança dos participantes.
A cada parada será indicada a ancestralidade indígena e negra, conformando com o marco da vegetação nativa local e explicações técnicas, históricas e sociais das obras de artes.
O roteiro Marcos Decoloniais e de Resistência faz parte do projeto Inventário das Obras de Artes em Espaços Públicos da Cidade de Guarulhos. Esta ação tem o financiamento do Governo do Estado de São Paulo, pelo edital PROAC n°23/2022.
O projeto “Obras de Artes em Espaços Públicos da Cidade de Guarulhos” faz o mapeamento de estátuas, esculturas, placas, bustos, entre outras obras artísticas. O trabalho vai concluir com a publicação de um livro e a criação de um site.
Serviço
Passeio: Marcos Decoloniais e de Resistência
Data: domingo, 18 de junho
Ponto de encontro: Bosque Maia, às 9h.