Partituras que Movem uma História
Projeto combina ballet clássico, música, teatro, artes visuais e contação de histórias
A partir desta quinta-feira (8) o projeto Partituras que Movem uma História apresenta O Quebra-Nozes, vídeo com interpretação do ballet clássico de Piotr Ilitch Tchaikovski que combina música, teatro, artes visuais e contação de histórias em um episódio sensível e cheio de emoção. O programa está disponível no YouTube.
Além da narração do conto de E.T.A. Hoffmann pela contadora de histórias Laura Feliciano e ilustração de Gabriela Hirota, o vídeo de nove minutos mostra a performance da bailarina Carla Zarzur com o bailarino João dos Anjos, acompanhados pela pianista Tatiane Costa e o violoncelista José Carlos Mendoza, ambos instrumentistas da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos. A produção artística é de Natália Moura.
Dois novos episódios já estão em fase de edição: O Corsário, ballet com música de Adolphe Adam baseado no poema de Lord Byron, e Dom Quixote, ballet baseado em episódios do famoso romance Don Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes. Em breve ambos estarão disponíveis para apreciação no YouTube, no endereço https://www.youtube.com/channel/UCSs3qq9CfdZRhbomQU1Rd_g.
Partituras que Movem uma História
Idealizado pela bailarina Carla Zarzur, Partituras que Movem uma História é um projeto beneficiado pelo edital do Fundo Municipal de Cultura de Guarulhos (FunCultura), por meio da Lei Aldir Blanc, que fomenta as atividades culturais e artísticas no município de Guarulhos, setor impactado pela pandemia do coronavírus.
“Temos como propósito permitir que trabalhadores do setor cultural de diferentes expressões artísticas possam exercer o seu ofício e levar de forma digital e acessível arte, cultura e entretenimento a todos, formando novas conexões com o público de maneira segura”, explica a bailarina.
Carla ressalta ainda que todas as gravações seguiram à risca os protocolos de segurança exigidos no combate à covid-19.