Espetáculo da Trupe Ortaética aponta feridas da sociedade diante do machismo, da misoginia e do sexismo
Em meio às reflexões, Marias do Mundo fala das violências sofridas por mulheres
No próximo sábado (5), às 20h, a Trupe Ortaética de Teatro Comunitário apresenta Marias do Mundo, no Teatro Adamastor, espetáculo intenso e provocativo, que reflete sobre algumas das mais cruéis violências sofridas por mulheres. A entrada do espetáculo é 1 kg de alimento não perecível, itens que serão doados ao Fundo Social de Solidariedade de Guarulhos, e os ingressos gratuitos devem ser retirados pelo Sympla.
Marias do Mundo aborda desde a violência obstétrica ao feminicídio, e coloca o dedo na principal ferida da sociedade brasileira diante do machismo, da misoginia e do sexismo. A obra é fruto da oficina Artigo Feminino, ministrada pelo arte-educador e diretor do espetáculo, Tiago Ortaet, nos últimos três anos.
A peça sublinha a educação como estratégia fundamental contra a barbárie, para esperançar um novo tempo e transformar essa triste realidade.
Temática tipificada na Lei Maria da Penha
Em cenas baseadas nas pesquisas de histórias reais em diferentes contextos, os atores e atrizes apresentam personagens mergulhados em suas ignorâncias cotidianas e seus crimes covardes, destilando preconceitos e discriminação no seio familiar, no espaço de trabalho ou no transporte público.
A violência doméstica em seus diferentes aspectos (física, psicológica, patrimonial, sexual e moral, como tipificado na Lei Maria da Penha) é o cerne desses enlaces típicos do ciclo da violência em recortes urbanos, entre causas e consequências. As cenas que nos movem do incômodo à inconformidade, até o próprio levante de homens e mulheres para afrontar esse caos generalizado de uma sociedade adoecida.
Sobre a Trupe Ortaética
A Trupe Ortaética de Teatro Comunitário é um coletivo cultural guarulhense com 20 anos ininterruptos de atividades em pesquisas artísticas e socioculturais, pautado pelos direitos humanos. Com um elenco inclusivo, o coletivo tem relevante representatividade e característica intergeracional.
Para saber mais sobre a Trupe Ortaética, acesse www.instagram.com/trupeortaetica.
O Teatro Adamastor fica na Av. Monteiro Lobato, 734, no Macedo.
Elenco: Arthur Ortaet, Cleta Almeida, Estela Pailer, Fábio Silva, Fragoso, Gabriela Alves, Geovane Araujo, Giullia Penna, Juliana Rodrigues, Leticia Calandreli, Maria Cecília, Nathan Gabriel, Otávio Ortaet, Rebeca Simões, Renato Rodriguez Falcão e Stephany Antunes.