Nos dias 3 e 4 de outubro, terça e quarta, às 19h, a Cia de Teatro PimentArdida apresenta a performance O Teatro e o Oprimido, no Sesc Guarulhos, resultado de residência artística ação realizada em colaboração com o Sesc e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A entrada é gratuita.
O projeto tem como objetivo central iniciar uma discussão profundamente significativa a partir da visão pioneira de Augusto Boal. O foco principal da discussão se concentra nas complexidades das relações humanas, enquanto explora a crescente prevalência da “pejotização” em um cenário global que testemunha a diminuição das condições vantajosas sob a perspectiva dos trabalhadores, o oprimido e o opressor em uma perspectiva atual.
Nessa proposta, a Cia PimentArdida produz uma esquete, criada de maneira colaborativa a partir de diálogos e experimentações conduzidas pelos integrantes da trupe, que exploram a reconexão com a identidade pessoal e com o grupo, além de fortalecer o senso de pertencimento ao bairro.
Sobre a Cia. De Teatro PimentArdida
A Cia. De Teatro PimentArdida foi idealizada em 2016 por Ítalo Soares e apoio de alunos do projeto cultural “Teatro na Comunidade”. Com o encerramento de suas atividades em 2015, os profissionais decidiram oficializar seu trabalho com a finalidade de levar arte e cultura para a população das periferias por meio de montagens teatrais. Desde a sua criação, a Cia. De Teatro PimentArdida conta com vários espetáculos e já participou de festivais e mostras em cidades da região metropolitana de São Paulo. No final de 2020, teve seu trabalho reconhecido com a aprovação dos projetos “Ubu Rei”, “Inferno Nacional” e “Tetro Social” pelo edital do Fundo Municipal de Cultura de Guarulhos, o FunCultura, com recursos federais da Lei Aldir Blanc.
Para saber mais sobre a Cia. De Teatro PimentArdida acesse as fanpages da trupe no Facebook, no Instagram ou pelo site https://www.ciapimentardida.com/.
O Sesc Guarulhos fica na Rua Guilherme Lino dos Santos, 1200, no Jardim Flor do Campo – Guarulhos/SP.