fbpx
EntrevistaNotícias

Especial VIII Conferência Municipal de Cultura: Música busca por espaços e conexão entre artistas

Série especial entrevista os conselheiros da sociedade civil do Conselho Municipal de Políticas Culturais, ação que objetiva ampliar o debate das políticas culturais e antecipar as discussões durante a VIII Conferência Municipal de Cultura, que acontece no próximo dia 21 de outubro, a partir das 9h, na Câmara Municipal.

Até o dia 17 de outubro estão abertas as inscrições para a VIII Conferência Municipal de Cultura, edição que abordará o tema Democracia e Direito à Cultura. A conferência acontece no dia 21 de outubro, das 9h às 20h, na Câmara Municipal de Guarulhos.

Para participar, produtores e agentes culturais, artistas, usuários de equipamentos de cultura da cidade, instituições e demais interessados devem se inscrever em bit.ly/inscricaocmc. A inscrição prévia e o credenciamento na data do evento garantem ao participante direito de voto na condição de delegados.

A Guarulhos Cultural aproveita esse momento para conversar com os membros eleitos pela sociedade civil que encerram seu mandato no próximo dia 21, quando serão eleitos os novos membros durante a Conferência.

Conversamos com Janderson Rocha e Valéria Oliveira Araújo, titular e suplente da cadeira de Música do Conselho, que apresentarão um panorama sobre o que se espera para a Conferência.

O cenário da Música em Guarulhos

“O cenário da Música em Guarulhos é muito rico e variado; mas, infelizmente, ainda carente de apoio e investimento. Existem muitos músicos talentosos na cidade, mas a maioria luta para encontrar lugares para tocar, divulgar o seu trabalho e ganhar a vida fazendo a música que amam“. conceitua Janderson Rocha ao apresentar o cenário guarulhense.

Seguindo essa mesma linha, a suplente da cadeira, Valéria Oliveira Araújo, enfatiza: “Minha visão da cena musical em Guarulhos é de escassez e falta de perspectivas para o futuro. Na cidade, não há um mapeamento cultural organizado que permita uma colaboração eficaz entre os coletivos artísticos em suas atividades. A identificação dos agentes culturais é um desafio, e durante meu período no conselho, não pude identificar um sistema que nos orientasse ou programas de capacitação para os envolvidos na produção cultural“.

A Atuação do Conselho Municipal de Políticas Culturais

O Conselho Municipal tem se empenhado de maneira consistente para seguir todos os procedimentos legais e garantir a implementação efetiva do plano municipal de cultura. No entanto, o que observamos é uma falta de atenção das autoridades em relação à área cultural, que, na minha perspectiva, parece estar praticamente inexistente. Além disso, vemos negligência e a falta de instalações públicas ativas para atender às necessidades da comunidade”, analisa Valéria, que teve nesta gestão sua primeira experiência no Conselho Municipal de Políticas Culturais.

Janderson Rocha, que foi eleito vice-presidente do CMPC no primeiro ano da Gestão, apresenta sua leitura destes últimos anos: “O Conselho Municipal de Cultura tem feito um trabalho importante para fomentar a Música e a Cultura em Guarulhos nos últimos 2 anos. Como vice-presidente fui à Câmara falar dos investimentos necessários para a Cultura e também em defesa do prédio da Getúlio Vargas e o plano de cultura, que teve alterações por conta de interesses políticos, e mesmo assim, perdemos forças.  Além de tentar dialogar com a comunidade para entender as demandas dos artistas locais. Mas ainda há muito a ser feito.  Acredito que o principal motivo para não avançarmos mais é a falta de recursos financeiros e a falta de engajamento da população.”

Sobre o Plano Municipal de Cultura, Janderson ainda complementa: “O Plano Municipal de Cultura é um desafio para todas as cidades, inclusive para Guarulhos. Acredito que o principal desafio seja criar políticas públicas sólidas e consistentes para a cultura, garantindo a participação da sociedade civil e a colaboração da iniciativa privada. Além disso, é importante buscar a diversificação de fontes de financiamento para a cultura, como a criação de uma lei de incentivo fiscal local“.

O que esperar da VIII Conferência Municipal de Cultura no próximo dia 21 de outubro?

A Última Conferência de Cultura de 2021 foi muito importante e teve vários pontos positivos; contudo, nem todos tiveram um grande impacto  na cidade. Acredito que a ampliação da participação dos músicos nas discussões e decisões são necessárias, para fortalecimento bem como uma cobrança para que sejamos incluídos na agenda e também para  a criação de novos espaços culturais e apresentações. Além disso, as discussões sobre a formação e capacitação dos músicos e a valorização da cultura local também foram muito relevantes, mas zero investimentos obtivemos nesses anos.” analisa Janderson em seu comentário final.

Valéria também finaliza reforçando os motivos que envolvem a necessidade de participação de todos os músicos: “Participar da próxima conferência municipal de cultura é um ato que reitera nosso direito à existência e destaca a importância de exigir das autoridades a efetiva aplicação das leis, dos recursos públicos e das necessidades reais daqueles que contribuem para a cultura local“.

VIII Conferência Municipal de Cultura

A Conferência Municipal de Cultura constitui-se numa instância de participação social, na qual ocorre articulação entre o governo municipal e a sociedade civil, por meio de entidades culturais e segmentos sociais para analisar a conjuntura da área cultural no município e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas culturais, que comporão o Plano Municipal de Cultura.

É de responsabilidade da Conferência Municipal de Cultura analisar, aprovar moções, proposições e avaliar a execução das metas concernentes ao Plano Municipal de Cultura e às respectivas revisões ou adequações.

A conferência acontece no dia 21 de outubro, das 9h às 20h, na Câmara Municipal de Guarulhos, localizada na Avenida Guarulhos, 845, na Ponte Grande.

Para ter direito a voto, é necessária a inscrição prévia até dia 17 de outubro, assim como o credenciamento dos inscritos no dia da conferência no período da manhã.

Para mais informações, acesse: https://www.guarulhos.sp.gov.br/conferenciadecultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo