Especial VIII Conferência Municipal de Cultura: Cultura Popular Tradicional busca união e reconhecimento
Série especial entrevista os conselheiros da sociedade civil do Conselho Municipal de Políticas Culturais, ação que objetiva ampliar o debate das políticas culturais e antecipar as discussões durante a VIII Conferência Municipal de Cultura, que acontece no próximo dia 21 de outubro, a partir das 9h, na Câmara Municipal.
Até o dia 17 de outubro estão abertas as inscrições para a VIII Conferência Municipal de Cultura, edição que abordará o tema Democracia e Direito à Cultura. A conferência acontece no dia 21 de outubro, das 9h às 20h, na Câmara Municipal de Guarulhos.
Para participar, produtores e agentes culturais, artistas, usuários de equipamentos de cultura da cidade, instituições e demais interessados devem se inscrever em bit.ly/inscricaocmc. A inscrição prévia e o credenciamento na data do evento garantem ao participante direito de voto na condição de delegados.
A Guarulhos Cultural aproveita esse momento para conversar com os membros eleitos pela sociedade civil que encerram seu mandato no próximo dia 21, quando serão eleitos os novos membros durante a Conferência.
Conversamos com Edilson Bonfim dos Santos , titular da cadeira de Cultura Popular Tradicional do Conselho, que trouxe um panorama sobre o que se espera para a Conferência. Devido a compromissos profissionais, a suplente da cadeira não conseguiu enviar suas respostas até o fechamento desta matéria.
O cenário da Cultura Popular Tradicional em Guarulhos
“Parece favas contadas mas a cultura popular e tradicional em Guarulhos na periferia continua pegando fogo, ainda que não encontre o reconhecimento das autoridades“, destaca Edilson, dando uma clara visão da efervescência e sua relação com as raízes artísticas da cidade.
Sobre o Conselho, o titular da cadeira de Cultura Popular Tradicional destaca uma de suas principais atribuições: “como um regulador, um filtro, se não tivesse a atuação do Conselho muitas medidas tomadas pelo poder público tinham passado sem o conhecimento da sociedade“.
Eleito em 2021, na última conferência, Edilson ressalta que o setor ainda necessita de organização: “Precisamos de um calendário comum neste segmento, para que todos da cultura popular tradicional tenham uma celebração e no qual possamos organizar um grupo forte. O principal entrave é o tempo, mas acredito que possamos usar o Conselho cada vez melhor, já que muitos ainda não o conhecem“.
Edílson também reforça que, para a execução do Plano Municipal de Cultura, a sociedade precisa ser escutada: “Se a gente que ocupa a cadeira no Conselho Municipal de Políticas Culturais não é ouvido, imagina os fazedores de cultura?”. Ele admite que nesses dois anos poucas coisas mudaram nesse sentido: “A mudança nesses dois anos ainda está por vir. Tenho certeza de que este ano teremos uma Conferência com mais fazedores de Cultura“.
Falando sobre a Conferência ele entende que um dos motivos para que os fazedores de cultura da cidade se inscrevam e participem no dia 21 de outubro é para “fazer uma ligação entre os fazedores de cultura com quem estiver ocupando a cadeira.” Ele ainda complementa: “Poder estar ligado diretamente com as pessoas que colocou o conselheiro no mandato e, assim, ajudar o conselheiro eleito a fazer um mandato que atenda os interesses dos fazedores ligados à Cultura Popular Tradicional de Guarulhos“. Edilson encerra deixando o convite: “Aguardo vocês no dia 21 de outubro!”.
VIII Conferência Municipal de Cultura
A Conferência Municipal de Cultura constitui-se numa instância de participação social, na qual ocorre articulação entre o governo municipal e a sociedade civil, por meio de entidades culturais e segmentos sociais para analisar a conjuntura da área cultural no município e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas culturais, que comporão o Plano Municipal de Cultura.
É de responsabilidade da Conferência Municipal de Cultura analisar, aprovar moções, proposições e avaliar a execução das metas concernentes ao Plano Municipal de Cultura e às respectivas revisões ou adequações.
A conferência acontece no dia 21 de outubro, das 9h às 20h, na Câmara Municipal de Guarulhos, localizada na Avenida Guarulhos, 845, na Ponte Grande.
Para ter direito a voto, é necessária a inscrição prévia até dia 17 de outubro, assim como o credenciamento dos inscritos no dia da conferência no período da manhã.
Para mais informações, acesse: https://www.guarulhos.sp.gov.br/conferenciadecultura.