No dia 26 de novembro, domingo, a partir das 9h, a AAPAH – Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico realiza o Roteiro – Marcos Decoloniais e de Resistência, passeio no qual os participantes vão conhecer algumas obras de artes em áreas públicas e seu contexto social histórico. O valor do roteiro é R$ 30 e os interessados devem se inscrever pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfSVxKgpB0HbtwRBG922UskgcZaYYbtF0fQn7ILr6hMFaYfNg/viewform.
O ponto de encontro é na entrada principal do Bosque Maia, às 9h, e o trajeto será feito com ônibus fretado. O tempo do percurso é de aproximadamente 5h30, e os participantes serão acompanhados pelo historiador Tiago Guerra e o guia de turismo Evanir Penna.
Roteiro:
Visita ao Índio Guaru // Recomeço // Placa de inauguração do Bosque Maia
Tópicos abordados: Indicar ancestralidade indígena, conformando com o marco da vegetação nativa da cidade. Explicar as obras de artes presentes no parque;
Saída 10h30
Parada Presença Negra
Chegada às 11h
Visita: Memorial da Igreja do Rosário dos Homens Pretos // Busto da Mãe Negra // Marco da Consciência Negra
Tópicos abordados: a história Igreja do Rosários dos Homens Pretos, sua mudança e transformação na paisagem. A história do busto e a importância do Marco na paisagem da cidade.
Saída 12h30
Parada Pretos em Conexão
Chegada 13h
Visita: Pretos em Conexão
Resumo do percurso
BOSQUE MAIA => CENTRO => LAVRAS => BOSQUE MAIA
Observações: o roteiro pode sofrer alterações por motivo climático ou atraso de percurso. O passeio não é recomendado para crianças menores de 16 anos e para pessoas com dificuldade de locomoção.
O que levar:
Não há pontos de alimentação
Água
sanduíche
Sucos
Frutas
Barra de cereal
Protetor solar
Boné ou chapéu
Tênis (calçados novos podem prejudicar a caminhada)
Agasalho
Capa de chuva
Óculos escuro
Repelente
Saco para levar o lixo de volta