Exposição no Adamastor registra mais de 70 depoimentos de imigrantes italianos
Em Guarulhos, mostra traz um pouco da história da cidade, refletida em depoimentos das famílias Faccini, Monte Santo e Trevisan.
Entre os dias 4 de dezembro e 22 de fevereiro, de segunda a domingo, das 9h às 22h, o salão de exposições do Centro Municipal de Educação Adamastor recebe Nonni di São Paulo, mostra que apresenta histórias de avôs e avós entre 70 e 90 anos. O evento de abertura no dia 4, segunda-feira, às 15h, conta com roda de conversa com Oliviero Pluviano, curador da mostra. A entrada é gratuita e a classificação, livre.
A mostra reúne mais de 70 depoimentos coletados por Pluviano, jornalista italiano radicado no Brasil, com o objetivo de registrar histórias de vida e compor um mosaico da imigração italiana no país.
Em Guarulhos, a mostra traz um pouco da história da cidade, refletida em depoimentos das famílias Faccini, Monte Santo e Trevisan. A exposição apresenta ainda a trajetória da Lisena Montanaro, uma das Mães de São Vito que embarcou para o Brasil em 1955 dois dias depois de completar 18 anos, Bruna e Giorgio Maschietto, ambos da região do baixo Vêneto e que chegaram em terras brasileiras em 1955 e 1953, respectivamente, Mino Carta, responsável pela fundação das revistas Veja, IstoÉ, Carta Capital e Quatro Rodas e do Jornal da Tarde e Jornal da República, dentre outras personagens.
Nonni di São Paulo
A primeira exposição Nonni di São Paulo foi realizada em 2020, no Museu da Imigração de São Paulo, com 50 depoimentos cuidadosamente selecionados. Desde então, a mostra tem circulado pelo interior de São Paulo e, a cada cidade que visita, o curador realiza pesquisa e adiciona novas histórias de vida mostrando a presença dos italianos.
“Não importa se nasceram ainda na Itália ou se são descendentes. É irrelevante se falam italiano ou o dialeto de alguma região italiana ou, ainda, somente o português. O que é importante é que tenham uma bonita história para contar, uma narrativa que faça sonhar, que se assemelhe a uma fábula fantástica: a realidade, bem se sabe, é repleta de surpresas e sonhos tanto quanto a fantasia”, comenta Pluviano, que entrevista migrantes italianos, entre 70 e 90 anos, desde 2013.
Realizada com apoio do Consulado Geral da Itália em São Paulo e patrocínio da Bauducco, a exposição Nonni di São Paulo conta com apoio cultural da Prefeitura de Guarulhos e do Programa Mais Futuro, que por meio da Secretaria de Cultura objetiva a circulação de programação artística nos espaços públicos da cidade.
O CME Adamastor fica na Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo.