fbpx
Notícias

Debate na Nossa Casa amplia horizontes para a pluralidade de existências

Translados conta com a presença e construção de figuras atuantes na cidade para promover o debate acerca das infâncias trans

No dia 29 de janeiro, data em que é celebrada o Dia da Visibilidade Trans, a Nossa Casa Artes e Terapias apresenta a segunda edição do TRANSLADOS, às 19h, evento que joga luz sobre o modo como a sociedade lê a dissidência de gênero na infância. A entrada é gratuita.

“Construir um evento como Translados em Guarulhos, tendo em vista os últimos ataques contra pessoas trans, é compreender a urgência do diálogo e da construção de referências da comunidade pelas pessoas cis”, explica a multiartista Dico de Brito, ADICOTOMIA, considerando que, em 2022, o Brasil ainda ocupava o topo da lista dos países que mais matam pessoas trans e travestis em todo o mundo, conforme informações da Comissão de Legislação Participativa do site da Câmara dos Deputados.

Nesse contexto, pensar para além dos estereótipos de género para o alcance de um horizonte aberto para a pluralidade de existência se faz urgente.

Assim, Translados conta com a presença e construção de figuras atuantes na cidade de Guarulhos para promover o debate acerca das infâncias trans. Compondo o evento temos:

🔸Dico multiartista que assina como ADICOTOMIA, provocando a norma binária os afetos e relações. Atua por dez anos em escolas de Guarulhos e leva arte e educação também para o brechó-arte Lambazar, além de fazer parte na movimentação da cultura municipal junta ao coletivo Nossa Casa AT.

🔸Beka é multiartista e assina como PINGODTINTA, espalhando cores em sua variada forma de performar a arte e fugir da normatividade central do cotidiano. Sobrevivendo e Ressignificando dores e cicatrizes através da tattoo desde 2020, num atendimento seguro, íntegro e qualificado ao público LGBTQIAPN+ e mulheres. Residente atual na Nossa Casa AT.

🔶️ Luê é historiadore, educadore de formação e poeta. Atua na militância pela diversidade e inclusão em diversos espaços, lecionou por mais de 6 anos e hoje participa da Nossa Casa AT com as pautas LGBTQIAPN+. Pesquisadore de gênero e sexualidade, pretende escrever uma história dos corpos dissidentes de Guarulhos.

🔶️ Noah é produtor audiovisual e servidor público. Vê e vive o audiovisual como forma de expressão e mudança social. Atualmente envolvido com produções cinematográficas que protagonizam vivências trans dentro e por trás das telas.

Programação

O debate será sobre infâncias está pautado em um texto primordial do filósofo e escritor Paul B. Preciado. A programação conta ainda com intervenção artística na abertura, roda de conversa com o tema “Infâncias Trans – Quem defende a criança Queer?”, mediada por Luê Stracia.

O microfone estará aberto para manifestações artísticas e os organizadores pedem aos interessados para trazer suas poesias, canções e instrumentos.

A Nossa Casa Artes e Terapias fica na Av. Avelino Alves Machado, 367.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo