Yve de Oliveira lança Anísia-Equilibrando as Tempestades na 3ª Bienal do Livro de Guarulhos
Livro publicado pela Quincas Editora narra uma jornada emocionante de autoconhecimento e amizade para crianças
A história emocionante de Anísia, uma nuvem repleta de raios que encontrava na solidão sua única companhia, ganha vida no livro Anísia-Equilibrando as Tempestades, da comunicadora Yve de Oliveira. Esta é a primeira publicação infantojuvenil da autora, que será lançada, em sessão de autógrafos, nos dias 16, 20 e 23/03, das 14h às 16h, na 3ª Bienal Internacional do Livro de Guarulhos.
Com uma mensagem poderosa sobre autoconhecimento e amizade, a autora reconhecida por sua escrita poética-existencialista, destaca em Anísia, a importância da expressão e elaboração dos sentimentos para o público infantojuvenil, especialmente, em momentos desafiadores da vida.
A autora esclarece que Anísia é um convite para crianças, jovens e adultos refletirem sobre a importância de fluir em harmonia, sabendo que podem pedir ajuda e encontrar apoio nos lugares mais inesperados.
“Surpreendentemente ainda é raro vermos o tema do autoconhecimento e da saúde emocional sendo tratados de forma explicita para o público infantil. Muitas pessoas inclusive, carregam preconceitos sobre o assunto. Como não podemos fugir das nossas emoções, por serem parte da nossa fisiologia, o melhor seria buscarmos formas de aprender a expressar, nomear e gerenciar todo esse ‘monte de coisas’ que sentimos”, completa.
Publicado pela Quincas Editora, em parceria com a LUY Editorial, Anísia foi ilustrada pelo filho da autora Gustavo Luy, que narra o encontro de Anísia com Antônio, um amigo em forma de vento, que ajuda a protagonista a reconhecer suas emoções e a encontrar equilíbrio em uma jornada de transformação e cura emocional.
Equilibrando as tempestades com colagem digital
Com 40 páginas coloridas, o livro é também uma viagem visual por meio da técnica de colagem digital, produzida pelo designer Gustavo Luy. Estreante na ilustração profissional, o artista que também realizou toda a diagramação confessa, que apesar de já trabalhar há dois anos produzindo livros na Quincas Editora, se sentiu desafiado no início da produção de Anísia.
“Para ser sincero, primeiro eu fiquei com muito medo, porque é uma responsabilidade grande ilustrar um livro. É interessante fazer esse trabalho, porque quando começamos a ilustrar, você precisa dar uma cara para o que a pessoa está lendo. É uma outra forma, além do texto, de demonstrar a história, de explicar o que está acontecendo. Então, foi muito legal passar por esse processo pela primeira vez, porque eu tive que pesquisar muito para entender como eu ia ‘pegar’ o que eu já fazia casualmente e transformar em uma coisa mais profissional”.
Da poesia para o surrealismo infantojuvenil
Escritora guarulhense destaque do Prêmio Off Flip de Poesia 2023 e do Projeto CEP 2022 do SESC Guarulhos, Yve de Oliveira é poetisa, comunicadora há duas décadas e autora do livro Yo Você We – Minhas Experiências com o Amor e vem chamando a atenção do público leitor em eventos como a Bienal do Livro de Guarulhos, Festival Literário de Diadema – FLID, Festival Literário da UNG – FLIUNG, bem como nas coletâneas 1001 Poemas, da Editora Casa Brasileira de Livros e antologias Recomeçar e Tod@s El@s em Nós, da Quincas Editora.
Neste seu primeiro livro infantojuvenil, a autora também resgata referências artísticas, já utilizadas anteriormente em seus projetos literários, como Salvador Dalí, Picasso, David Bowie, Beatles e Alejandro Jodorovisky, que potencializam criativamente o universo lúdico da história.
“Eu sou apaixonada por música e arte surrealista, por essa razão, incluímos muitas dessas referências em pequenos detalhes das ilustrações como ‘easter eggs’ dos artistas que admiro. A personagem Antônio, por exemplo, foi inspirada no músico David Bowie e em uma tela do pintor Pablo Picasso. Homenageamos também, Salvador Dalí e seus rinocerontes e o filme Pulp Fiction, dirigida por Quentin Tarantino”, relata entusiasmada.
Para trazer aos leitores uma experiência imersiva, a publicação conta ainda com uma trilha sonora especial, contendo 14 músicas que foram referência para a construção das personagens.
“A ideia da playlist é uma inovação no projeto porque amplia a percepção do leitor para outros aspectos da história, principalmente em relação ao clima das cenas e do que se passa no universo subjetivo das personagens”, completa.
Além da sessão de autógrafos, a autora também realiza neste domingo, 17 de março, às 17h, um bate-papo sobre literatura infantojuvenil como uma ferramenta de autoconhecimento, no Auditório Verde, da Bienal do Livro de Guarulhos.
“A participação na Bienal é uma conquista muito importante para a minha carreira como autora, principalmente pela oportunidade de conversar diretamente com os pais e educadores sobre o bem-estar emocional das crianças e jovens. Acredito que a arte é uma ferramenta incrível de liberdade e transformação pessoal, e neste momento, me sinto muito emocionada por saber que Anísia reúne aspectos tão relevantes na contribuição da gestão emocional dos pequenos”.
Lançamento Anísia-Equilibrando as Tempestades
Local: Bienal Internacional do Livro de Guarulhos – Entrada Gratuita
Espaço Inter – Avenida João Cavalari, 133 – Vila Hermínia-Guarulhos
Sessão de autógrafos: 16, 20 e 23/03, das 14h às 16h.
Bate-papo com a autora: Literatura Infantojuvenil: Uma ferramenta de autoconhecimento
Quando: 17/03 -17h – Entrada Gratuita, sem necessidade de ingresso.
Preço do livro físico: R$35
Saiba mais sobre o livro neste bate-papo no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=ui1jsKVtGCU&t=25s
Adquira a versão e-book na Amazon: https://a.co/d/cos8GbK
Acompanhe a autora nos perfis do Instagram: @yvedeoliveira e @luyeditorial