fbpx
Notícias

Diego Dionísio embarca para o Rio onde participa do Festival Negritudes Globo 2024

Guarulhense está à frente de grandes festivais artísticos em São Paulo e Salvador, entre outros municípios e cidades brasileiras, dentre eles a Virada Cultural Paulista

Pela segunda edição consecutiva, o jornalista, gestor de política pública e curador artístico guarulhense Diego Dionísio é confirmado como diretor artístico de palco do Festival Negritudes Globo 2024. O evento, que acontece na próxima sexta-feira (17), das 10h às 19h, no Galpão da Cidadania, na Gamboa, no Rio de Janeiro, conta com grandes talentos, seis mesas de discussão, um show de encerramento e diversas atividades. Os ingressos estão esgotados, mas é possível acompanhar a transmissão ao vivo do Canal Futura no Globoplay.

O Festival Negritudes fomenta trocas e conexões profissionais, promove rodas de conversas com palestrantes nacionais e internacionais e discute formas de se produzir mais conteúdo cultural sob a perspectiva de pessoas negras, tanto em eventos quanto nas redes sociais.

Como no ano passado, Diego Dionísio vai dirigir os atores Lázaro Ramos e Taís Araújo. Nesta edição, eles participam da Mesa Histórias que Atravessam um Oceano com a atriz Prudence Kalambay e serão mediados pela jornalista Lilian Ribeiro.

Dionísio conta que está muito satisfeito com o convite para participação na nova edição. “Acredito que isso é resultado do reconhecimento de minha trajetória de mais de 20 anos de atuação no mercado cultural e da economia criativa, sobretudo dos eventos culturais que a Globo realiza, como o Arraiá Arte Na Rua que aconteceu em 2017 e 2018 no Bosque Maia e é realizado pela organização em muitos municípios”, comemora o jornalista.

Diego Dionísio está à frente de grandes festivais artísticos em São Paulo e Salvador, entre outros municípios e cidades brasileiras, dentre eles a Virada Cultural Paulista. Além dos eventos juninos realizados em Guarulhos em parceria com a Globo, ele também produziu as duas últimas edições do Arraial Guarulhos no Bosque Maia.

Nos últimos anos, intensificou a pesquisa em cultura popular com artistas guarulhenses, atuando na produção de eventos e montagens teatrais, cujas performances valorizam as histórias e os clássicos do cancioneiro das festas juninas, natalinas e regionais. Por meio da Lei Aldir Blanc, buscou a essência da tradicional Festa da Carpição, na região do Bonsucesso, onde estabeleceu relações com diferentes manifestações da Cultura Popular por meio do projeto Carpição Ressignificação e Permanência, que contemplou os grupos participantes dos festejos com música, culinária e rodas de conversas.

Para conferir a programação completa do do Festival Negritudes Globo 2024, acesse https://somos.globo.com/negritudes/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo