Gastronomia caipira traz cores e sabores inusitados para o Arraial Guarulhos
Evento, que acontece nos dias 14, 15 e 16 no Esporte Clube Vila Galvão, conta com espaços de culinária com os tradicionais ranchos tropeiros de diferentes regiões do estado e culinaristas
A gastronomia diferenciada do Arraial Guarulhos promete mais que culinária caipira aos visitantes do Esporte Clube Vila Galvão, que nos dias 14, 15 e 16 de junho, sexta, sábado e domingo das 12h às 21h aproveitam a 5ª edição do Arraial Guarulhos, a festa mais esperada do ano. O evento é gratuito e aberto a toda a família.
Nesse festival de cores e sabores, com cerca de 100 receitas tradicionais de mais de 50 cidades do interior e litoral paulista, as delícias das culinárias caipira e tropeira serão produzidas em fogões a lenha e tachos. Nos ranchos, o público encontrará grande variedades de doces caseiros, bolinhos caipiras, broas, pamonhas, bolos, café caipira, virados, afogados, galinhadas, feijão tropeiro, farinha de mandioca, um sem-número de iguarias que dão água na boca só de pensar.
Durante todos os dias, culináristas produzem na hora as mais variadas receitas para o público conhecer os saberes e fazeres da cozinha regional, despertando paladares com pratos como a Paçoca de Carne, Bolo de Roda, Bolinho Caipira, Requeijão de Prato, Buraco Quente e Linguiça Caipira.
Confira algumas dessas delícias
Pela primeira Vez, Rancho da Casa Portuguesa, da cidade de Guarulhos, traz o delicioso cuscuz paulista de atum e camarão, lanche de pernil feito na cerveja. A culinarista dona Rute é neta de cozinheira, terceira geração da família que carrega as receitas tradicionais.
Com uma tradição cinquentenária, o Buraco Quente do Bi é um pão sem miolo, no qual é preenchido com carnes de boi e de porco, ambas temperadas e fritas na chapa. O tradicional sanduíche foi criado no bar do senhor Benedito, mais conhecido por Bar do B, e preserva a cultura local caiçara.
Pilão, farinha de milho e mistura de carnes. Estes são os ingredientes base para que a deliciosa Paçoca de Carne, A paçoca é considerada uma das iguarias tradicionais do universo tropeiro. Além da Paçoca, iguarias do milho verde como suco, bolo, sopa e bolinho feito com o bagaço do milho.
Como o próprio nome sugere, o Rancho Vaca Atolada oferece o prato tradicional, que tem origem em Redenção da Serra. Além da famosa vaca atolada, o rancho conta ainda com delicias e sabores incríveis, uma experiência caipira diferenciada com o arroz carreteiro, feijão tropeiro, polenta, torresmo, linguiça artesanal, quibebe, couve e farofa.
Outra sensação do evento é o Rancho Carne na Lata, que surgiu de uma tradição da família da Adriele Daiane Pereira, expositora do arraial. Na época, sua avó não tinha geladeira; então, ela picava as carnes de porco e as fritava, e com a gordura que a carne soltava, ela fazia a conserva. A mãe, que aprendeu com a avó, continuou preparando as carnes suínas dessa forma. A família resolveu passar adiante essa tradicional forma de se conservar a carne de porco e seu suculento gosto, e isso deu origem à carne na lata. Quando comem, muitas pessoas dizem recordar da comida de seus avós.
O Requeijão De Prato é feito exclusivamente com leite e sal. Depois de coalhado, o leite vai ao fogo, preferencialmente no fogão a lenha – devido à sua capacidade de manter o calor por mais tempo – e após adquirir consistência, é colocado em um prato, do qual toma a forma.
E tem muito mais! Festival de pipocas, milho, bacon, queijo, torresmo e molhos caseiros, receitas tradicionais de Vinho quente e quentão, maça do amor e algodão doce também fazem parte desta festança!
Para mais informações sobre o Arraial Guarulhos acesse o site www.arraialguarulhos.com e o perfil do Arraial Guarulhos no Instagram @arraialguarulhos.