Orquestra Coração da Viola divide palco da Virada ODS 2024 com Renato Teixeira e Paula Mattos
Apresentação, que acontece no sábado (22), a partir das 18h, tem previsão de público de mais de 300 mil pessoas e levará um rico recorte da cultura caipira e sertaneja de Guarulhos
A Cultura Popular de Guarulhos está em festa. A Orquestra de Violeiros Coração da Viola participa da Virada dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2024, evento que acontece nos dias 22 e 23 de junho, sábado e domingo, das 10h às 22h, no Vale do Anhangabaú e na Praça das Artes, no centro de São Paulo. Em sua 3ª edição, a Virada ODS 2024 tem como foco a educação e o combate às desigualdades e conta com feira de artesanato, serviços públicos, atividades infantis, intervenções artísticas, palestras e shows. Para mais informações sobre a programação, acesse www.viradaodssp.sp.gov.br.
A Orquestra de Violeiros Coração da Viola se apresenta no Anhangabaú no sábado, dia 22, a partir das 18h, abrindo a programação do Palco Principal que na sequência recebe o violeiro Renato Teixeira, às 19h. Às 21h, acontece a apresentação da cantora e compositora sertaneja Paula Mattos, encerrando a programação do dia. Tanto no sábado quanto no domingo, a programação com shows segue com apresentações no Palco Principal quanto no Palco Chão (em frente ao Palco Principal) e no Palco Vão Livre, na Praça Das Artes. Confira abaixo a programação completa com os shows.
“Participar de um evento tão importante para a conscientização e engajamento no desenvolvimento sustentável é uma forma de contribuir com a nossa magnífica natureza. A sensação é de testemunhar a Sinfonia da Esperança ecoando em cada ação coletiva”, disse Flávio Baresi Filho, integrante da orquestra de violeiros.
Idealizada e formada por Tonico e Tinoco em 1979, a Orquestra de Violeiros Coração da Viola se apresentou pela primeira vez em 6 de junho daquele ano no Theatro Municipal de São Paulo. O show da dupla Coração do Brasil reuniu um público recorde de 2500 pessoas. Essa apresentação marcou o início da trajetória da orquestra e inspirou o lançamento do primeiro LP, A Viola no Teatro, e outros três discos de sucesso.
“É uma satisfação imensa colocar a nossa orquestra de violeiros neste evento de importância mundial, em um palco gigantesco e ao lado de grandes atrações midiáticas”, declarou Diego Dionísio, um dos responsáveis pela curadoria da programação da Virada ODS 2024. Dionísio enfatiza ainda que a apresentação, com um rico recorte da cultura caipira e sertaneja de Guarulhos, tem expectativa de público de mais de 300 mil pessoas.
O agente cultural Paulinho Trewasae, que acompanha a trajetória da Orquestra de Violeiros Coração da Viola, explica que o grupo de violeiros cumpre três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU para 2030. “Ela atinge o objetivo número 3 que é a boa saúde e bem-estar, porque é formada em sua maioria por pessoas da terceira idade completamente ativas, atingem também a meta número 5, que é a garantia da igualdade de gênero ao abrir espaço para que as mulheres possam fazer parte de corpo artístico e hoje já temos sete mulheres que fazem parte da orquestra, e também contribui com a meta 10 para a redução da desigualdade, porque ela faz a mesma apresentação para distintos públicos, nas mais variadas localidades, porque todo mundo é merecedor de ter acesso à música boa e à cultura”.
Patrimônio imaterial da cultura guarulhense
Patrimônio imaterial da cultura guarulhense, a orquestra também é responsável por manter viva a cultura tradicional caipira, inserindo a cidade no eixo cultural nacional, estabelecendo laços de representatividade no que diz respeito à cultura regional e que reverbera em outras regiões do país.
Em sua atuação a orquestra registra participações ativas nos mais variados eventos, sobretudo naqueles voltados à perpetuação das tradições regionais, como o Revelando São Paulo, e a tradicional Festa de Nossa Senhora de Bonsucesso, além de apresentações em casas de repouso, escolas e hospitais.
Realizada pela Prefeitura de São Paulo, a Virada ODS tem como objetivo a mobilização e o engajamento cívico da sociedade para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), adotados em 2015 na Cúpula do Desenvolvimento Sustentável, até 2030.
Fotos: Gabriela Colline
Confira a programação completa de shows:
Palco Principal – Sábado
18h – Orquestra de Violeiros Coração da Viola
19h – Renato Teixeira
21h – Paula Mattos
Palco Principal – Domingo
19h – Duo Àvuà
20h – Black Mantra
21h – Rincon Sapiência
Palco Chão (Em frente ao Palco Principal) – Sábado e Domingo
Às 14h e às 17h (NOS DOIS DIAS) – Apresentações artísticas andinas e fanfarras
17H no domingo – As Fanfarronas
Sábado e domingo no Palco Vão Livre – Praça Das Artes
10h, 12h, 14h, 16h- Moreira Acopiara
11h, 13h, 15h, 17h – Grupo de artistas refugiados da América Latina, Caribe e África coordenados pela Associação Latino-Americana de Arte e Cultura (ALAC)
Serviço
Quando: 22 e 23 de junho, das 10h às 22h
Onde: Vale do Anhangabaú e Praça das Artes
Mais Informações: www.viradaodssp.sp.gov.br