Autores guarulhenses marcam presença na ExpoFavela 2024
Durante evento literário, autores circulam pelo espaço Favela Literária, conversam com o público e autografam seus livros
Os autores guarulhenses Edilaine Soares, Yve de Oliveira, Sandra Leibholz e Gil Miri têm participação confirmada na Expo Favela Innovation São Paulo 2024, evento que acontece entre os dias 5 e 7 de julho, no WTC Events Center, espaço localizado na Avenida das Nações Unidas, 12551, no Brooklin Novo.
A participação acontece no espaço literário da feira, a Favela Literária, onde os autores poderão durante os três dias de evento circular pelo estande, conversar com o público e autografar os livros.
Para a ExpoFavela, Edilaine Soares leva os livros “Amores Impossíveis (2021)” e “O Caos em Mim” (2024), último lançamento da autora já disponível em pré-venda nas plataformas da Amazon e Poligrafia e que fala sobre a experiência de Edilaine com a depressão. Sandra Leibholz leva os livros de literatura infantil “O leão que nasceu sem juba” (2022), “O cacto Frederico” (2022) e “A girafinha Samara” (2023).
Já Yve de Oliveira leva o livro “Anísia, Equilibrando as Tempestades” (2024), obra publicada pela Quincas Editora/ Selo LUY Editorial e lançada durante a 3ª Bienal do Livro de Guarulhos. Gilberto Araújo Rosa, mais conhecido sob o nome artístico Gil Miri, leva Retalhos de um Tempo Brincante (2018), livro de poesias sobre a infância, dedicado ao universo brincante.
Para conferir a programação completa da Expo Favela Innovation São Paulo 2024, acesse https://sp.expofavela.com.br/.
Saiba mais sobre os escritores
Edilaine Soares
Edilaine Soares é escritora do romance “Amores Impossíveis”, publicado pela Editora Viseu. Participante ativa do Movimento Cultural e Literário Mulheres Escritoras (MCLME), ela contribui para a promoção da diversidade na literatura. Eleita representante da sociedade civil como conselheira municipal de políticas culturais. Além da escrita, é reconhecida nas redes sociais, onde compartilha conteúdo literário no Instagram e Facebook através do perfil “Poesia dos Livros”. Seu projeto “Dando Voz às Palavras”, aprovado pela Lei Paulo Gustavo, reflete seu engajamento em criar espaços inclusivos para a expressão literária. Para saber mais sobre ciclo de palestras sovre o tema da depressão que circulará entre os meses de agosto e novembro em espaços públicos de Guarulhos, acompanhe o perfil da escritora no Instagram @poesiadoslivros.
Gil Miri
Gilberto Araújo Rosa (Francisco Morato, 04 de abril de 1983) mais conhecido sob o nome artístico Gil Miri, é ator, poeta, professor, editor e produtor cultural brasileiro. Iniciou sua atuação artística e cultural em Francisco Morato e desde 2011, reside e atua em Guarulhos. É organizador e jurado do Concurso Nacional de Poesias Prof. Roberto Tonelotti, e em 2020 na sua 10ª edição, organiza e publica o livro dos 10 anos do concurso. Apresenta desde 2012, o Sarau CONPOEMA. Produziu o “Zine Poesias do Front: A cidade Armada em Versos”, que já lançou mais de 60 poetas. Hoje também é professor de Artes na Prefeitura de São Paulo. Em 2018 lança seu primeiro livro de forma independente, “Retalhos de um tempo brincante”, na Bienal do Livro de Guarulhos e funda a Coelho Rosa Edições, um selo editorial independente. Já participou de diversas feiras e bienais, como as bienais do livro de São de Paulo e de Guarulhos e a Flim – SJC. Acompanhe o escritor pelo Instagram @gilbertomiri.
Sandra Leibholz
Sandra Leibholz nasceu em São Paulo. Estudou em escola pública, cursou magistério e jornalismo. Formada em artes visuais pela UNIMESP em Guarulhos, desenha desde sempre. Bancária de profissão, mãe do Murilo e da Manuela, sempre esteve envolvida com o universo infantil e a literatura. Quando pequena seu pai comprava, todos os domingos, um livro do Walt Disney, sua maior inspiração. Tornou-se ilustradora e escritora de histórias infantis incentivada pela família. Seus livros publicados: o leão que nasceu sem juba, o cacto Frederico e a Girafinha Samara. Acompanhe a escritora no Instagram @sandrarleibholz.
Yve de Oliveira
Escritora guarulhense destaque do Prêmio Off Flip de Poesia 2023 e do projeto CEP 2022 do SESC Guarulhos, Yve de Oliveira é poetisa, comunicadora há duas décadas e autora dos livros Yo Você We – Minhas Experiências com o Amor, Anísia- Equilibrando as Tempestades e o Guia Rápido Para Novos Autores.
Com sua poesia existencialista, a autora vem chamando a atenção do público leitor em eventos como a Bienal do Livro de Guarulhos, Festival Literário de Diadema – FLID, Festival Literário da UNG – FLIUNG, bem como nas coletâneas 1001 Poemas, da Editora Casa Brasileira de Livros e antologias Recomeçar e Tod@s El@s em Nós, da Quincas Editora.
Diretora Criativa da Agência Luy e Gerente Editorial na Quincas Editora, Yve acumula reconhecimento nos diversos projetos que participou tanto como apresentadora dos programas “Responde Aí”, em parceria com os fã-clubes da Legião Urbana e “Lives de Segunda” no Instagram, e, também, na Comunicação da Secretaria de Educação de Guarulhos onde realizou assessoria de imprensa, entrevistas, cobertura fotográfica e mediação em palestras e eventos literários com os artistas de renome como Dado Villa Lobos, Marcelo Jeneci, Daniela Mercury, Leandro Karnal, Tico Santa Cruz, Karina Bhur, Antonio Skarmeta, entre outros.
Foi ainda assessora de imprensa do TEDxGuarulhos, idealizadora do Em Dharma Guarulhos, colunista de educação do jornal Gazeta Vale Paraibana e integrou a equipe de apresentadores dos Programas Juventude Maior e Mutirão na Rede Boa Nova de Rádio/ TV Mundo Maior por 7 anos.
É pedagoga, especialista em EduComunicação e vem continuamente aprofundando seus conhecimentos em cursos como Teoria U, Design Thinking, Comunicação Inclusiva, Comunicação Não Violenta – CNV, Semiótica e Tarot. Acompanhe os perfis da escritora no Instagram @yvedeoliveira e @luyeditorial.