Feira Pretos em Conexão celebra a cultura negra e impulsiona artistas, artesãos e microempreendedores em Guarulhos
Feira é um espaço para valorizar o trabalho de artesãos e empreendedores negros, oferecendo uma variedade de produtos que vão de artesanato e moda a literatura, saúde, beleza e bem-estar.
Neste domingo, dia 8 de setembro, das 12h às 20h, a rua Delmiro, no Cocaia, vai se encher ainda mais de vida com a Feira Pretos em Conexão. O evento promete trazer muita música, dança, gastronomia, e atividades para toda a família, além de abrir espaço para artistas, artesãos, e pequenos empreendedores da periferia de Guarulhos.
Apoiada pelo Programa de Ação Cultural do Estado (PROAC), este ano o evento vem com a proposta de conectar histórias e construir novos caminhos para o futuro, trazendo uma programação com uma curadoria diversa, passando por diferentes culturas: do popular ao hiphop. A feira é gratuita e para todas as idades e ainda conta com espaço kids!
Nesta segunda edição, o público vai curtir as apresentações de gente talentosa e coletivos locais, como Ingrid Anjos, Slam do Prego, Lilith do Nilo, Will – Ateliê afrocultural, DJ Ymomô, Akila Kianda, Professor Faiska capoeira inclusiva, Apego Fashion – Desfile de Moda sustentavel, O Rhuam Kaimbe, Samba RockAno, Marcos Robson Reggae, Murillo Prado, Grupo de Dança Afro Pérolas, Ala show Império do Samba, além de oficinas de turbante e fanzine para quem quiser aprender algo novo.
Além disso, não vai faltar comida boa: acarajé, tapioca, lanches, moqueca vegana estarão no cardápio, batata frita, preparados pelos chefs Rufino Mali, Rubenesque Junior, Haymara Soliano e Claudia Ferreira. Nos doces, estão Doce Vida e Doce das Minas e Churros da Josi. Para quem quiser brindar a festa, pode experimentar a Cerveja Preta Bela.
A feira também é um espaço para valorizar o trabalho de artesãos e empreendedores negros, oferecendo uma variedade de produtos que vão de artesanato e moda a literatura, saúde, beleza e bem-estar.
Marcas de artesanatos e acessórios como: Miraka, Drika Arte e Bijou, Kali Studio, Toque de Criolla Atelie Afro , Mudarts, As Vieiras Black, Fulô Artesanato, Anainá Moda Sustentável ; itens infantis com Bielle Laços, Ateliê MariaMora Brinquedos Criativos, Tia do Fuxico e Barraca de brinquedos da Neide; em de Decoração Tá tudo bem art, Ímãs Gueto, Empório rayssa; moda temos Apego Fashion, Alayake, Brechó Zurc, Afroetnika style, A empoderada modas; e Serviços e artes autorais com Trance Rasta, Lua de Cardos Art, Contornos Negros, Eitah Preta, Cadeirarte, Roger Beat Jesus e Verincor
As camisetas “Cultura Negra Resiste” e “Cultura Periférica Vive” estarão à venda, incentivando o consumo consciente e o fortalecimento da economia local, ao invés do culto às grandes marcas de luxo. “Precisamos promover um ciclo econômico mais justo. As camisetas vêm com o Adinkra Denkyem, que é um crocodilo. A ideia é mostrar que o dinheiro destinado a essas marcas poderia ser direcionado para a própria comunidade. O adinkra significa adaptabilidade”, explica Rafaela Hilário.
Organizada pelo Pretos em Conexão, a feira é fruto da idealização da Patricia Hilário (Produção Executiva), que entendeu a importância da conexão de pessoas negras no território e convidou para participar desta construção, Rafaela Hilário (RP responsável pela Captação de Recursos e Comunicação) e Valéria Araújo (Produtora Artística).
A entrada é gratuita, e o evento tem um caráter beneficente, com toda a renda revertida para a Casa de Atividades Pretos em Conexão. Mais do que uma simples feira, é uma chance de fortalecer a comunidade negra e periférica, em um dia cheio de cultura, aprendizado, e alegria.
Para conferir a programação completa, é só seguir o perfil do Pretos em Conexão no Instagram @pretosemconexao ou acesse o site www.pretosemconexao.com.br