Reflexões do filósofo grego Aristóteles sobre a Felicidade é tema de edição do projeto Música e Filosofia
Participantes terão a oportunidade de refletir sobre as questões trazidas pelo filósofo em sua obra Ética a Nicômano. A parte musical traz apresentação instrumental de chorinho
Entre os desejos inerentes à nossa alma está o de nos sentirmos felizes. Mas você já parou para pensar o que é, de fato, a verdadeira felicidade? Esse tema da próxima edição do Música e Filosofia, evento realizado pela Nova Acrópole sede Guarulhos no próximo dia 29 de setembro, sábado, às 9h, no Teatro Padre Bento, no Jardim Tranquilidade. Para participar, os interessados devem se inscrever gratuitamente no link https://forms.gle/X6kiPqECiPqueedQ8.
As reflexões sobre o tema terão como base no livro Ética a Nicômano, escrito pelo filósofo grego Aristóteles, discípulo de Platão na Academia (384 a 322 a.C.). Filho de médico, ele escreve importantes lições acerca da Felicidade humana, que independe de condições materiais, mas da ‘vida da alma conforme a Razão’. Essa felicidade, fruto do movimento da alma e da prática da virtude, é a maior busca empreendida por nós, porém, para ser vivida, se faz necessário o entendimento de que ela não é uma finalidade óbvia, embora não exista um consenso sobre o seu conceito.
De acordo com Lucas Cardoso, voluntário da Nova Acrópole sede Guarulhos que ministrará a palestra, a obra Aristóteles oferece a virtude como guia para a Felicidade. “Cada ser humano é dotado de um tipo especial de satisfação que não o deixa se apequenar diante as adversidades e sofrimentos”, ressalta.
Na parte musical, os convidados serão agraciados por uma apresentação de chorinho, estilo instrumental que remonta o Brasil do século XIX com a cadência melodiosa que se consagrou como um dos principais estilos do nosso país.
O Teatro Padre Bento fica na Rua Francisco Foot, 3 – Jardim Tranquilidade, Guarulhos/SP.
Sobre a Nova Acrópole:
A Nova Acrópole é uma Organização Internacional que promove um ideal de valores permanentes que busca melhorar o ser humano e a sociedade. Atua nas áreas de Filosofia, Cultura e Voluntariado. Foi fundada em 1957, em Buenos Aires, pelo professor Jorge Angel Livraga Rizzi (1930-1991), historiador e filósofo.
Com seu Curso Filosofia para Viver ou Filosofia Aplicada, adaptado para mais de 30 línguas e sem qualquer distinção de idade, sexo, condição social, posição política ou religiosa, tem beneficiado, em todo o mundo, milhares de pessoas que buscam conhecer-se, desenvolver-se e contribuir com a construção de um mundo melhor.
(11) 93466-9900
@novaacropolebrasilsul