fbpx
Notícias

Felicidade se destaca em estudo do Ecad sobre Lupicínio Rodrigues

Instituição fez levantamento em memória aos 50 anos de morte do cantor e compositor que tinha a “dor de cotovelo” como um dos temas de suas canções

A “dor de cotovelo” é um dos temas recorrentes nas canções deixadas por Lupicínio Rodrigues. Em seus sambas-canção e marchinhas de carnaval, o cantor e compositor expressava amores mal resolvidos com melancolia. Nesta terça-feira, dia 27, completam 50 anos de sua morte, que aconteceu no ano de 1974. Em sua homenagem, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fez um levantamento com seus dados musicais e o destaque ficou com a canção “Felicidade”.

A música foi a mais gravada de autoria de Lupicínio Rodrigues até o momento e também figurou na primeira colocação do ranking das mais tocadas no Brasil nos últimos 10 anos. Nessa lista das canções que os brasileiros mais ouviram, “Se acaso você chegasse” ficou em segundo lugar, seguido por “Vingança” na terceira posição. O top 5 fiou completo com “Nervos de aço” e “Nunca” na quarta e quinta colocações. Outra curiosidade foram os três intérpretes que mais gravaram as canções de Lupicínio. Na ordem, Elza Soares em primeiro lugar seguida por Jamelão e Adriana Calcanhotto.

Lupicínio Rodrigues deixou um legado com 200 composições e 47 gravações cadastradas no banco de dados da gestão coletiva da música no Brasil. Os seus herdeiros continuam a receber os valores por suas músicas que tocam no país e esse pagamento é assegurado por 70 anos após a morte do autor (ou do último autor, em caso de parcerias), conforme determina a Lei dos Direitos Autorais (9.610/98).

Ranking das músicas de autoria de Lupicínio Rodrigues mais tocadas no Brasil nos últimos 10 anos nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Sonorização Ambiental, Música ao vivo, Casas de Festas e Diversão, Carnaval, Festa Junina e Shows):

MassMedia
Tel: +55 21 97645-8854 (Luciana Dantas)
Email: imprensa@ecad.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo