Feira Pretos em Conexão comemora Dia do Samba em evento de celebração da cultura negra no Taboão
Rica programação cultural destaca lançamento do documentário Os Mestres de Guarulhos, curta-metragem do cineasta guarulhense Rodrigo Medrado e produzido pela Saúva Filmes que homenageia a cultura popular
A Feira Pretos em Conexão celebra o Dia do Samba em evento da cultura negra nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 13h às 19h, na Praça 8 de Dezembro, no Taboão. Gratuita e para todas as idades, a Feira Pretos em Conexão oferece muita música, dança, exposição, gastronomia e atividades para toda a família, além de oportunidades para expositores periféricos.
A partir do tema “Conectando Histórias, Criando AfroFuturos”, o evento oferece rica programação cultural e uma variedade de atividades que destacam a herança e a criatividade da comunidade negra. Nesta edição, a feira conta com a presença de artistas, grupos, comunidades e escolas em comemoração ao Dia do Samba.
No sábado (30), diferentes coletivos e artistas independentes da cidade oferecem diversas atividades, como oficinas de turbantes, fanzine e o lançamento do documentário Além do Concreto, curta-metragem do cineasta guarulhense Rodrigo Medrado e produzido pela Saúva Filmes que homenageia a cultura popular de Guarulhos nas figuras de Pai Luiz do Terreiro Quiguiriça, a artesã indígena Maria Pankararé, o poeta cordelista Bosco Maciel, o violeiro Antony Ventura e o luthier Di Oriente.
Fomentada pelo Plano Nacional Aldir Blanc, por meio do Funcultura, a programação tem parceria com a LIESG – Liga Guarulhense das Escolas de Samba e Associação A voz do Samba de Guarulhos. “O samba em Guarulhos possui um papel de grande relevância, sendo uma das expressões culturais mais representativas da cidade. Há mais de oito anos, Guarulhos não tem os famosos desfiles que fazem parte do cenário vibrante do Carnaval, queremos relembrar os momentos de festividade que o samba proporciona a cidade”, explica Patrícia Hilário, diretora executiva e idealizadora da Feira.
A fim de homenagear as escolas de samba guarulhenses, o evento reúne ainda diversos artistas locais para manter as tradições que tornam vivas as raízes do samba na cidade. Entre os grupos e comunidades que estarão presentes no domingo (1º) estão: Afoxé Kaomy Olhos de Xangô, Bloquinho do Vai quem fica, Leticiah Santos, Unidos de Cumbica, Comunidade Samba Cocaia, Pagode do Nego Vall, Projeto JS Samba, Thiago Dias, Rafinha Reis, Robertinho Presidente, Balilo do Cavaco, Junior Sorriso, Cantor Jôh e Walmir de Oliveira.
Os visitantes também saboreiam acarajé do Jú, tapioca, lanches e moqueca vegana, por meio dos chefs Rubenesque Junior, Haymara Soliano e Claudia Ferreira, e ainda apreciam a Cerveja Preta Bela, uma das opções para quem deseja brindar a celebração.
As camisetas “Cultura Negra Resiste” também estarão à venda. Essas peças incentivam o consumo à criação de pequenos criadores e não ao culto às grandes marcas de luxo. “Precisamos promover um ciclo econômico mais justo. As camisetas vêm com o Adinkra Denkyem, que é um crocodilo. Remete a uma grande marca de roupas. A ideia é mostrar que o dinheiro destinado a essas marcas poderia ser direcionado para a própria comunidade. O adinkra significa adaptabilidade”, diz Rafaela Hilário.
A Feira Pretos em Conexão também oferece uma oportunidade para conhecer o trabalho de artesão e empreendedores negros com uma vasta gama de produtos e serviços. Entre os expositores estarão iniciativas que variam de artesanato e moda, decoração, literatura, bem estar, saúde e beleza. Marcas como: Arte Reart, Drika Arte e Bijou, Kali Studio, Toque de Criolla Atelie Afro, Ateliê MariaMora Brinquedos Criativos, Tia do Fuxico, Ímãs Gueto, Empório rayssa; Alayake, A empoderada modas; Trance Rasta, Contornos Negros, Eitah Preta, Cadeirarte, Verincor.
É realizada por Patrícia Hilário e Felipe Souza (Produção executiva), Rafaela Hilário (Responsável pela Captação de recursos e Comunicação), Valéria Araújo (Produtora Artística).
A Feira Pretos em Conexão é um evento beneficente em prol da Casa de Atividades Pretos em Conexão, 1º espaço cultural negro de Guarulhos. Mais do que um festival cultural, é um espaço de apoio e crescimento para a comunidade negra e periférica tornando-se uma excelente oportunidade para passar um dia repleto de cultura, aprendizado e diversão.
A programação completa da Feira Pretos em Conexão está disponível no perfil do coletivo no Instagram @pretosemconexao.