Contos falam da capacidade que as mulheres têm de permanecer vivas
Cia do Caminho Velho estreia vídeo-encenações e lança livro com contos dramatúrgicos
Entre os dias 26 e 30 de maio, às 20h, a Cia do Caminho Velho faz nova incursão no universo online com a estreia das vídeo-encenações Ela na casa, Ela na calçada, Ela cozinhando na cabeça e Ela escondida em seu próprio quarto, trabalhos dirigidos pela atriz e diretora Carolina Erschfeld. As apresentações são exibidas pelo canal do coletivo no YouTube no endereço bityli.com/MYsk5.
Carolina conta com a parceria com os diretores de vídeo André Okuma e Reiko Otake para dar materialidade aos quatro contos, que contam ainda com a atuação das atrizes Daiane Sousa, Fabiana Barbosa e Leticia Sampaio.
Além das vídeo-encenações, o projeto também apresenta o lançamento do livro Sou Fogo, do diretor Alex Araújo. A obra é composta por seis contos, todos inéditos. Nesses contos, o autor experimenta o que ele vem chamando de ‘contos para serem lidos em voz alta’. E no caso desse livro, todos possuem em comum como tema aquilo que Alex Araújo chama de ‘resiliência descomunal como arma do indivíduo simbólico’.
O livro fala sobre a capacidade que as mulheres têm de permanecer vivas e possui como figuras centrais mulheres que são chamadas por ‘ela’. Cada conto traz uma personagem completamente diferente em suas experiencias vividas. Para o autor, o indivíduo em questão, ela, é simbólico porque representa a luta de todas as mulheres.
De acordo com Carolina Erschfeld, as vídeo-encenações não são filmes e nem uma peça de teatro. “Ainda temos muito a descobrir nesse processo, com a possibilidade de criação de um teatro online, aqui chamado de vídeo-encenações, um cinema que quer ser teatro ou um teatro que quer ser cinema, algo que padece de uma falta assumidamente”, explica a diretora, enfatizando que o peso da atmosfera vivida está nos textos que compõem o livro e as vídeo-encenações.
O livro Sou Fogo será distribuído de maneira impressa em instituições educacionais e culturais da cidade. A Cia do Caminho Velho também o disponibilizará, em formato de e-book, nas transmissões das vídeo-encenações.
O projeto é realizado por meio do Fundo Municipal de Cultura de Guarulhos (FunCultura), com recursos da Lei Aldir Blanc.
Cia do Caminho Velho
A Cia do Caminho Velho nasceu em 2007 a partir de um movimento de alunos do campus de humanas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), localizado no bairro dos Pimentas, em Guarulhos. O coletivo de teatro realiza um trabalho contínuo de apresentações de peças, mostras e oferecimento de cursos. Seus integrantes trabalharam e se formaram em grupos e instituições como SP Escola de Teatro, CPT do SESC, Núcleo de Artes Cênicas, Cia. Club Noir e Escola Livre de Teatro de Santo André. O coletivo já produziu as peças: Sereias, e Bonita (ambas escritas por Dione Carlos), Piche (com dramaturgia de Alex Araújo) e Nomen (escrita por Bruno Feldman e criada em parceria com a Cia do Pássaro – Voo e Teatro).
O coletivo acredita na potência da região como um espaço propício para a criação e na importância de ter nele um teatro vivo e ativo, que possa ser construído em conjunto com a população local. Para tanto, oferece periodicamente cursos e oficinas gratuitas de teatro, colaborando com a formação de atores e de público.
Para ficar por dentro dos espetáculos, inscreva-se canal do YouTube do coletivo e ative as notificações. Para conhecer mais sobre a Cia do Caminho Velho, acesse: https://www.facebook.com/ciadocaminhovelho.
Sinopses
Ela na Casa. Completamente só, trancada dentro de uma casa minúscula. ela se sente presa dentro de seu próprio corpo. Seu filho foi assassinado e os assassinos estão entocados prontos para atear fogo em sua casa e em seu corpo.
Ela na Calçada. Uma moradora de rua está sentada no meio fio em frente a uma loja. A proprietária do estabelecimento quer enxotá-la. Enquanto isso ela só consegue pensar no amontoado de britas que juntou na calçada.
Ela Cozinhando na Cabeça. Ela cozinha a si própria em sua cabeça. Ela sente o calor aumentando dentro de seu corpo e se fortalece ao sentir prazer completamente sozinha.
Ela Escondida em Seu próprio Quarto. uma mulher vive uma angústia enorme em presenciar o assassinato de milhares de pessoas pela ação ou falta de ação de um líder.
Ficha técnica
Direção geral: Carolina Erschfeld
Atrizes: Daiane Sousa, Fabiana Barbosa e Letícia Sampaio
Dramaturgia: Alex Araújo
Direção de vídeo: André Okuma e Reiko Otake
Produção: Edilson Walney
Serviço
Ela Na Casa
Data: quarta-feira, dia 26 de maio
Horário: 20h
Ela Na Calçada
Data: quinta-feira, dia 27 de maio
Horário: 20h
Ela Cozinhando na Cabeça
Data: sexta-feira, 28 de maio
Horário: 20h
Ela Escondida em Seu Próprio Quarto
Data: sábado, 29 de maio
Horário: 20h (Após a apresentação haverá bate-papo no Zoom com equipe)
Maratona com todos os vídeo-encenações
Data: domingo, 30 de maio
Horário: às 14h e 18h
Transmissão pelo YouTube: bityli.com/MYsk5