fbpx
Opinião

O marketing digital como ferramenta cultural

por Vaisy Alencar

A arte é algo vivo, ela nasce no artista e continua em transformação em cada pessoa que a ouve, a vê, a lê e a sente. A arte precisa do outro para ter sentido, ela nasce do encontro, da vontade de demonstrar carinho ou simplesmente de uma ideia que acabou de aparecer e precisa ser externalizada.

Um músico que toca e ninguém ouve se sente perdido, um museu sem visitantes vira um lugar frio. Isso porque a arte precisa ser acolhida, ela é um encontro do artista com o público.

Porém, cada vez menos esse encontro acontece. Mudar essa realidade é uma urgência e o artista pode e deve ser um dos agentes dessa mudança.

O papel do artista como divulgador da arte

Nós artistas somos as pessoas mais interessadas em ter o nosso trabalho reconhecido, não falo só daquele reconhecimento que vem com premiações. Não! falo de ter alguém que aprecie aquilo que está sendo apresentado.

Por diversos motivos, a arte foi perdendo espaço e algumas expressões artísticas foram sendo menos conhecidas ou até mesmo esquecidas. Não há ninguém melhor que o próprio artista para reviver e apresentar a arte para pessoas que, muitas vezes, não tiveram a oportunidade de conhecer algo diferente do que é apresentado nas grandes mídias.

O artista precisa ser o grande defensor do seu trabalho.

O encontro do público com a arte

O meio digital ganhou força a partir dos anos 2000 e, desde estão, o número de pessoas conectadas à internet só aumenta. O digital possibilitou que empresas de pequeno porte e novos empreendedores ganhassem visibilidade, proporcionando uma realidade diferente do que acontecia antes, quando apenas grandes empresas tinham verba para pagar propagandas em comerciais de televisão, rádio e matérias em jornais.

A internet é um canal aberto e de fácil acesso que possibilita empresas e profissionais encontrarem o público que se interessa pelo produto ou serviço que eles oferecem.

As redes sociais são ferramentas de conexão que devem ser usadas, inclusive por profissionais da área da cultura, para gerar conexão e proximidade entre a proposta artística e público de interesse.

Ressignificando o marketing

Falar de marketing dentro do setor cultural ainda é um assunto delicado, muitos profissionais da área dão pouco valor para a divulgação dos projetos ou veem o marketing como algo que, de alguma forma, desprestigia a proposta artística.

Porém, com o avanço das redes sociais e com o aumento de pessoas conectadas na internet, a oportunidade de conexão entre o artista e o público aumentou vertiginosamente. O público quer entender e conhecer cada vez mais sobre aquilo que ele consome, dessa forma, o setor cultural deve utilizar ferramentas, como as redes sociais, para divulgar o seu trabalho fazendo com que mais pessoas conheçam os projetos e propostas artísticas que estão sendo produzidas.

Conclusão

Com o avanço do digital, os meios de comunicação, divulgação e interação se modificaram e surgem atualizações frequentes. Essa nova realidade faz com que empresas, empreendedores de pequeno e grande porte repensem as formas de contato com os seus clientes. Da mesma forma, o setor cultural e artístico precisa repensar novas formas de manter contato e criar interação com o público que deseja atingir, o público que você, artista, pretende levar à plateia do teatro que irá se apresentar ou que assista a live que você irá fazer.

Nós artistas, somos os melhores defensores e divulgadores do nosso trabalho!

Fonte:

https://apartamento702.com.br/7-dicas-matadoras-de-marketing-digital-para-produtores-culturais-e-artistas/

https://blog.canzar.com.br/marketing-digital-para-producao-cultural/

http://www.tremdasgerais.com.br/colunas/comunicacao-e-marketing-marketing-digital-como-ferramenta-de-divulgacao-cultural/

Vaisy Alencar

Vaisy Alencar

Vaisy Alencar é bacharel em música pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e pós-graduanda em marketing digital. Como intérprete fez parte de diversos trabalhos voltados a música popular e erudita, além de projetos próprios com foco na música brasileira e em parceria com músicos da cena atual da música instrumental. Seu caminho na produção cultural iniciou de forma muito natural, primeiramente com o objetivo de desenvolver trabalhos próprios até que passou a ser convidada para produzir trabalhos e projetos de outros artistas. Vaisy Alencar é fundadora da Roda Gigante Produção, produtora que desenvolve trabalhos de divulgação, produção cultural e executiva de projetos artísticos, além de trabalhar na Muda Cultural, agência especializada em desenvolvimento de projetos por meio de leis de incentivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo