fbpx
Notícias

Bárbara Mascarenhas faz cinema de guerrilha em Guarulhos

Pré-lançamento do longa-metragem Vagabundos Enrascados reuniu atores, produção e elenco no Hotel Marriot

Por Carla Maio

Desafiada a mostrar que é possível fazer cinema no Brasil, dirigido por uma mulher negra, com talentos e parcerias locais, a guarulhense Bárbara Mascarenhas traz para a cidade de Guarulhos a produção do longa-metragem Vagabundos Enrascados. No último sábado (22), a equipe de produção do filme reuniu jornalistas e grande elenco no Hotel Marriot, em Guarulhos, para uma pré-estreia cheia de minucias e expectativas dessa ousada empreitada.

Cinema de guerrilha com roteiro de James Salinas e direção artística de Gui Chapina, Vagabundos Enrascados é uma produção viabilizada com recursos federais da Lei Aldir Blanc, por meio do Fundo Municipal de Cultura de Guarulhos (FunCultura). Em Guarulhos, as filmagens foram feitas nos bairros Macedo, Santa Clara, Santa Mena e no centro, na Praça IV Centenário. Há cenas filmadas também em Itaim Paulista, zona leste da capital.

Foto: Sara Rocca

Numa espécie de trincheira pela Cultura, Bárbara destacou a importância de toda a equipe responsável por tornar a produção possível: “Pessoas interessadas, com objetivos afins e que se juntam com criatividade para encontrar soluções são essenciais para se produzir bons filmes, com grande qualidade e potencial para acessar prêmios, festivais e plataformas, muitas vezes com orçamentos baixíssimos”, explica Bárbara, enfatizando a importância da Lei Aldir Blanc para viabilizar a realização do longa-metragem em Guarulhos, cidade onde nasceu.

Sobre o conceito de cinema de guerrilha, que envolve um processo colaborativo e reúne profissionais do cinema, teatro, fotografia, jornalismo, talentos de gerações distintas no intuito de produzir arte em um momento de desafios e escassez cultural, a diretora observa que a produção de Vagabundos Enrascados consegue demonstrar que não é preciso uma indústria cinematográfica ou milhões de reais para se fazer cinema no Brasil. “A guerrilha é um lugar de pouco recursos, mas repleto de criatividade, força ativa, profissionalismo e disposição em lutar pelo resultado”.

Bárbara não exagera. Além de James Salinas e Gui Chapina, a equipe técnica de Vagabundos Enrascados conta com Adriano Adrião na direção de fotografia, que usa uma paleta de cores do modernismo brasileiro, em especial, às obras de Di Cavalcante, e a cada cena, cores, texturas e sensações se mesclam ao enredo.

Foto: Sara Rocca

O elenco também não fica atrás. Além da atriz carioca Suely Franco, de 81 anos, cuja carreira registra personagens memoráveis em produções como O Bem Amado, A Grande Família, A Favorita, Detetives do Prédio Azul, Sítio do Pica-Pau Amarelo e O Cravo e a Rosa, o elenco de Vagabundos Enrascados conta também com os atores guarulhenses Nádia Bittencourt e Lucas Branco.

“Estou muito alegre por estar aqui e de interpretar o papel de uma bandidona chinesa, uma personagem muito engraçada. Estou muito feliz pela oportunidade de trabalhar nesse tempo de pandemia”, comemorou Suely. A atriz embarcou no Rio de Janeiro para São Paulo na manhã de sábado, depois de tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

Foto: Sara Rocca

A atriz guarulhense Nádia Bittencourt, que interpreta a personagem Samara, fala da oportunidade de participar de um longa-metragem dirigido com brilhantismo por Barbara Mascarenhas, uma mulher negra envolvida com a produção artística na cidade. “Como uma mulher negra, nascida em Guarulhos, filha e irmã de guarulhenses, tenho a honra de participar desse projeto riquíssimo, sobretudo pela oportunidade de contracenar com um elenco tão especial e divertido”.

Ausente no evento, o rapper Hélião do RZO testou positivo para Covid-19. Mesmo assim, ele gravou um vídeo saudando os participantes. “Quando a gente pensa que já viu de tudo nessa vida, aparecem mentes brilhantes como a da Bárbara e a do James Salinas, que conseguiram reunir uma equipe de produção e elenco incríveis, engajados na tarefa de fazer cultura nesses tempos tão sombrios”.

Com a prorrogação da execução dos projetos da Lei Aldor Blanc, o lançamento de Vagabundos Enrascados está previsto para o mês de setembro.

Fotos: Sara Rocca e Silas Macedo

Elenco

Augusto Santos – Caveira

Nádia Bittencourt – Samara

Lucas Branco – Renato

Alexandre Romeiro – Fuinha

Eric de Oliveira – Narrador

Isabella Dragão – Janaína

Daniella Murias – Helena

Aiê Antônio – Samira

Helião RZO – Motorista

Suely Franco – Sra. Kim

Tony Lee – Sr. Lao

Ricardo Lee – Segurança

Luana Midori – Neta da Sra. Kim

Michelle Nogueira – Empregada

Gabriel Barroso – Atendente do posto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Skip to content