História e opções turísticas de Guarulhos é tema de bate-papo promovido pelo SESC Guarulhos
A cidade, sua história e possibilidades turísticas pautam atividade que acontece através da plataforma Zoom
No dia 26 de junho, sábado, às 15h, o SESC Guarulhos apresenta Percursos de memórias e histórias afetivas da cidade de Guarulhos, bate-papo virtual no qual convida seu público a conhecer a cidade de Guarulhos mais de perto. Para falar sobre a cidade, sua história e apresentar suas possibilidades turísticas, o encontro conta com a participação do jornalista Abílio Ferreira e da historiadora Suzy Santos. A ação acontece através da plataforma Zoom, e as inscrições podem ser realizadas no endereço inscricoes.sescsp.org.br.
Segunda cidade do Estado de São Paulo em número de habitantes, Guarulhos abriga o maior aeroporto da América Latina, o que a torna importante polo de movimentação da economia do país. Porém, Guarulhos é bem mais que isso. Fundada em 8 de dezembro de 1560 pelo padre jesuíta Manuel de Paiva com o nome de Nossa Senhora da Conceição, era habitada pelos índios Guarus. Em 1590 teve jazidas de ouro descobertas em seu território, cuja exploração foi realizada até aproximadamente 1812. Em 1880 foi elevada ao status de província, sendo renomeada Província de Nossa Senhora da Conceição de Guarulhos, e apenas em 1906 uma lei estadual determinou que Guarulhos fosse denominada cidade.
Por haver intensa atividade madeireira, de pedreiras e olarias, em 1915 a cidade recebeu o Ramal Guapyra – Guarulhos, da estrada de ferro da Cantareira, possibilitando o escoamento de materiais amplamente utilizados na construção civil na capital. A cidade ganhou cinco estações: Vila Galvão, Torres Tibagy, Gopoúva, Vila Augusta e Guarulhos, além do prolongamento até a Base Aérea, e em meados da década de 50 a implantação das rodovias Fernão Dias e Presidente Dutra aproximou pessoas e mercadorias.
Sobre os convidados
Abílio Ferreira é escritor e jornalista, especialista em Cidades, Planejamento Urbano e Participação Popular pela UNIFESP e mestrando no programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da FFLCH/USP. Integrante do grupo Quilombhoje Literatura de 1984 a 1990, Ferreira é autor dos livros Fogo do olhar (1989) e Antes do carnaval (1995), além de publicações em vários volumes da antologia Cadernos Negros. É um dos autores cuja produção é estudada na antologia crítica Literatura e afrodescendência no Brasil, publicada em quatro volumes pela editora UFMG em 2011. É organizador e coautor do livro Tebas: um negro arquiteto na São Paulo escravocrata (2019), e coordenador geral do Instituto Tebas de Educação e Cultura. Entre 2009 e 2012, participou da equipe de pesquisa que produziu quatro livros de história local, entre eles o Origens da presença negra em Guarulhos, lançado pela Secretaria Municipal de Educação em 2013.
Suzy Santos é educadora, historiadora e museóloga. Graduada e licenciada em História (FFLCH/USP), Mestra em Museologia (PPGMus/USP) e pós-graduada-graduada em Políticas Culturais de Base Comunitária (FLACSO). Sua pesquisa de mestrado, intitulada “Ecomuseus e Museus Comunitários no Brasil: Estudo Exploratório de Novas Possibilidades Museológicas”, analisou os processos de criação e gestão dos ecomuseus e museus comunitários brasileiros, buscando compreender os conceitos museológicos ligados a essas tipologias de museus e a relação entre práticas e teorias. Atua como educadora em projetos culturais, escolas, museus e instituições culturais, e na gestão de memórias, patrimônios e projetos educativos de base comunitária em museus e instituições culturais como coordenadora e consultora. Coordena o Projeto Cultural Pimenteiros e Pimenteiras do Vermelhão, é membro do grupo Capoeira ECE Brasil, da Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários (ABREMC) e da Associação de Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico (AAPAH), organização da sociedade civil que representa no Conselho do Patrimônio Histórico, Artístico, Ambiental e Cultural de Guarulhos. Atualmente é assessora técnica na Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (SEC-SP).
Serviço
Percursos de memórias e histórias afetivas da cidade de Guarulhos
Com José Abílio Ferreira e Suzy Santos
Dia 26 de junho, sábado, às 15h
Plataforma: Zoom
Recomendado para maiores de 14 anos
25 vagas
Acompanhe o SESC Guarulhos pelas redes sociais:
Portal Sesc: www.sescsp.org.br/guarulhos
Foto: Acervo Arquivo Histórico