1001 Noites de Cultura em Guarulhos – com Amauri e Ítalo
EPISÓDIO #0018 – Amauri e Ítalo
Está no ar o episódio 0018 do Podcast 1001 Noites de Cultura em Guarulhos, recebendo o cantor, compositor e instrumentista – Amauri Falabella, que esteve neste bate-papo junto com o ator, agente cultural, publicitário e diretor geral da Cia PimentArdida – Ítalo Soares .
Com vocês: Amauri Falabella e Ítalo Soares!
Amauri Falabella
Morador do Jardim Nova Taboão, Amauri Falabella vem de uma escola musical que conta com a forte influência de variados estilos, de diversas regiões do Brasil, como Elomar, Dércio Marques, Vidal França, Xangai, João Ba, Vital Farias. Pode ser considerado um “Trovador” moderno, mas de linhagem antiguíssima.
Desde que venceu no ano 2000 o “Prêmio Especial do Júri Popular no Festival da Musica Brasileira da Rede Globo”, com a canção Brincos, que obteve 60% da votação, Amauri Falabella segue firme na trajetória peculiar da nova safra de valores da MPB, a de artistas comprometidos em cantar o que acreditam.
Seu primeiro Cd “Ciranda Lunar” (2001), foi a concretização de um sonho acalentado por mais de vinte anos, e foi produzido por ele mesmo com o requinte e a técnica que se tornariam sua marca registrada, emoldurando de puro lirismo canções inspiradas na arte popular.
Já no segundo CD, “Violeiro Urbano” (2005), Amauri Falabella segue a trilha de Ciranda Lunar, porém com um importante diferencial: agora, o cantor e compositor demonstra sua paixão pela viola caipira, instrumento que simboliza a fidelidade às raízes mais profundas da música brasileira, inicialmente de cunho rural, posteriormente se alastrando e chegando a zona urbana. Neste Cd, seus arranjos são concebidos tendo como fio condutor, o traço comum que une todas as músicas: o respeito à natureza e o amor às coisas simples e verdadeiras. A faixa que dá nome ao Cd explica seu apego à viola caipira e o próprio título, pois ele sempre viveu na cidade grande.
O terceiro CD, “Amauri Falabella” (2009), ainda sob o signo da viola, mas sobretudo sob o signo da Lua Nova. O tema lunar é uma constante conhecida em Amauri Falabella desde “Ciranda Lunar”, depois de “Brincos” provavelmente sua música mais gravada por outros artistas, entre eles Dércio Marques e Dani Lasálvia. Em “Parceria” (2015) junta um time de poetas e músicos de primeira grandeza: Katya Teixeira, Consuelo de Paula, Sonya Prazeres, Chico Branco, Socorro Lira e outros fazem uma “arreunião” (tomo emprestada a expressão de Chico Maranhão, eternizada por Doroty Marques) dispostos a passar o Brasil a limpo. O resultado é um trabalho que pode ser chamado uma síntese da música brasileira das últimas décadas, agregando fidelidade às tradições, preocupação com a natureza, sem deixar de lado a beleza e o amor. Amauri é ao mesmo tempo suserano e servo da arte musical. Empunha seu instrumento como um lavrador empunha a enxada ou um escritor a pena; é poeta do ar, das flores, das águas, dos amores, das amizades. E assim viaja mundos, reais ou imaginários, como uma ave benfazeja e encantatória. Sua música é florida, se ouve junto o marulhar de águas, cantos de pássaros; tem dentro de si o Brasil, suas cores, seus ritmos, suas melodias
Redes Sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/amaufalabella
Instagram: https://www.instagram.com/amaurifalabella/
Youtube: https://youtube.com/c/AmauriFalabella_
Ítalo Soares
Morador do bairro Jardim Maria Dirce, é ator, agente cultural, publicitário e diretor geral da Cia PimentArdida.
Começou a fazer teatro com 14 anos pelo projeto teatro na comunidade em Guarulhos, desde então são vários espetáculos pelo PimentArdida. Integra o grupo arlequins, fez parte de alguns festivais, escreve projetos para leis de incentivo e trabalha pela popularização da linguagem teatral na cidade.
Nas horas vagas é cantor de karaokê performático, ama a cultura brasileira e é fã assíduo de Joelma. Um ótimo amigo para o que der e vier.
Atualmente está focado na pós-graduação em gestão cultural, irá se especializar em dublagem e se aventurar em musicais.
Redes Sociais
Instagram: @oficialsoaresitalo
Espero que tenha gostado do Podcast 1001 Noites de Cultura em Guarulhos. Nesta semana, Amauri Falabella e Ítalo Soares foram os convidados do Podcast.
Siga nosso Podcast!
Se você gostou e fizer sentido para você, compartilhe esse áudio e te convido também a conhecer a Guarulhos Cultural em www.guarulhoscultural.com.br
Esse podcast nem se compara com os demais que você irá encontrar por aqui…
Nos encontramos nas próximas histórias…
1001 Noites de Cultura em Guarulhos
Apresentação: Vitor Souza
Produção: Rosângela da Silva
Música Tema: Rainbows de Scott Buckley * Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0
Realização: Guarulhos Cultural ( https://guarulhoscultural.com.br/ )