Notícias

Documentário sobre meio ambiente e resistência indígena em Guarulhos estreia em festival internacional

Além da participação em festivais internacionais, Herança do Amanhã, da diretora Vanessa Corrêa, ganha circuito nacional.

O documentário “Herança do Amanhã”, primeiro filme da diretora Vanessa Corrêa, inicia sua jornada de exibições após ser selecionado em festivais nacionais e internacionais. Depois da exibição de estreia que aconteceu no último dia 8 de junho, no Festival Ecoperformance em Pinamar, na Argentina, no próximo sábado, dia 14, o curta será exibido no Cine Lyra (Av. Fox, s/nº. Paranapiacaba, Santo André/ SP), às 11h, com entrada gratuita.

O curta, que nasceu no território do Cabuçu, em meio à Mata Atlântica de Guarulhos, promove as discussões socioambientais, abrange o seu olhar para os povos originários e o descarte irregular de resíduos sólidos em áreas de proteção ambiental. Além de Paranapiacaba e Pinamar, a obra leva sua mensagem em exibições em São Paulo, Suzano, e Petroşani, na Romênia.

Herança do Amanhã narra o impacto do descarte irregular de resíduos sólidos no bairro do Cabuçu, em Guarulhos, onde a exuberância da Mata Atlântica se vê ameaçada pelo lixo que invade a Área de Proteção Ambiental. O curta lança um olhar sobre as consequências dessa prática na saúde e na vida dos moradores, ressaltando a importância da preservação ambiental e do direito à moradia digna para os povos originários.

Para Vanessa Corrêa, pesquisadora e diretora do filme, esse momento é de grande desafio e realização. “Cada seleção em um festival é uma vitória. Saber que nossa mensagem será projetada e discutida em diferentes partes do mundo reforça a potência do cinema como ferramenta de transformação”.

Rodrigo Maia, pesquisador e produtor do filme, destaca a urgência da pauta. “Em um momento em que o planeta enfrenta colapso ambiental e o consumo desenfreado segue acelerando crises, levar essa discussão para as telas é um ato político. “Herança do Amanhã” traz em forma de arte uma discussão em que a sociedade insiste em adiar”.

Confira as datas e locais das exibições

Festival Ecoperformance

08 – Pinamar (Argentina)

Montfleuri Sur-Mer – 19h

De La Foca, 948, B7167. Província de Buenos Aires, Argentina.

Festival Ecoperformance

15 – Petroșani (Romênia)

Tipografia Coworking Space – 16h30

Strada Nicolae Balcescu, 2, Petrosani 332026. Romênia

Festival Ecoperformance

24- Goiânia (Brasil)

Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (CGUFG) – 19h

Q.71 – Av. Universitária, 1533. Setor Leste Universitário. Goiânia, GO.

Festival de Cinema de Paranapiacaba

14 – Paranapiacaba (Brasil)

Cine Lyra – 11h

Av. Fox, s/n. Paranapiacaba, Santo André, SP.

27 – Suzano (Brasil)

Casa Beija Flor – 10h

Av. Rio de Janeiro, 200. Suzano, SP.

Festival Ecoperformance

29 – São Paulo (Brasil)

Cine Bijou – 16h

Praça Franklin Roosevelt, 172. São Paulo, SP.

Foto da capa: Macaco Prego, registrado em remanescente de Mata Atlântica na Área de Proteção
Ambiental Cabuçu (APA Cabuçu) – Foto: Rodrigo Maia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *