Notícias

Arrastão Cultural oferece oficinas culturais gratuitas no Taboão

Projeto chega ao seu terceiro módulo e leva à Associação do Jardim Santa Lídia, aulas gratuitas de guitarra e violão

O projeto “Arrastão Cultural Apresenta Oficinas Culturais Taboão” chega à Associação do Jardim Santa Lídia com as oficinas de Guitarra e Violão. As oficinas acontecem nos sábados, 28 de junho, 05 de julho, 12 de julho e 19 de julho, às 9h da manhã (guitarra) e às 14h (Violão) e  serão ministradas pelos artistas Diego Novaes e Maurício Jesus, ambos moradores do bairro vizinho, Jd Marilena.

Na oficina intitulada “Primeiros Toques na Guitarra”, por Diego Novaes será explorado  os primeiros passos no universo da guitarra. Segundo Diego a proposta é vivenciar de forma prática e acessível os fundamentos do instrumento, conhecendo um pouco sobre sua origem, sua sonoridade e suas diversas possibilidades musicais.

Durante os encontros, os participantes terão contato com noções básicas como postura, afinação, palhetada, distribuição das notas no braço do instrumento, entre outros elementos essenciais. Além disso,  os alunos irão experimentar sons e estilos variados, compreendendo os gêneros musicais nos quais a guitarra pode estar inserida. 10 vagas

Já a oficina “Vivências Musicais Através do Violão”, com o professor Mauricio Jesus,  propõe uma imersão no universo sonoro por meio do violão – instrumento presente em diversas culturas e estilos musicais. Mais do que aulas convencionais, a oficina oferece um espaço de experimentação e escuta ativa, onde cada participante é convidado a explorar o violão como ferramenta de expressão e criação. As vivências são estruturadas para atender desde iniciantes, até aqueles que já possuem alguma familiaridade com o instrumento, sempre respeitando o tempo, a sensibilidade e os interesses de cada pessoa. As atividades envolvem práticas coletivas, rodas de improvisação, exercícios de percepção musical, noções básicas de harmonia e ritmo, além da partilha de repertórios diversos. 10 vagas

Após mais de uma década de histórias e produções pela cidade de Guarulhos, a produtora Arrastão Cultural, fundada pelo músico e produtor João Perreka, morador do Jd Santa Lídia lança o “Oficinas Culturais Taboão”, com o objetivo de desenvolver a região do Jardim Taboão.

O projeto contemplado na lei federal Lei Aldir Blanc oferece gratuitamente uma série de oficinas relacionadas à produção artística, tais como: música, construção de instrumentos com materiais reciclável, criação de mandalas string-art, grafite, guitarra, rimas e melodias, colagem, curadoria musical/discotecagem digital e mídias sociais para novos artistas.

“Após diversas produções por toda a cidade, agora é a vez de levar arte, cultura e formação para o bairro onde nasci e me criei. A periferia de Guarulhos é um espaço vibrante, repleto de talentos artísticos que muitas vezes permanecem invisíveis aos olhos da cidade. Com isso, o objetivo é proporcionar um espaço de criação, troca de experiências e fomento ao desenvolvimento dos artistas locais”, conta João Perreka.

As inscrições das oficinas são realizadas via formulário (link ou qrcode) serão limitadas, pois segundo a produção do projeto será dada prioridade às inscrições feitas no local, para moradores da região do Taboão.

Link http://acesse.one/oficinas-culturais-taboao  

O projeto “Arrastão Cultural Apresenta Oficinas Culturais Taboão” foi contemplado na Lei Aldir Blanc da cidade de Guarulhos junto ao Funcultura  e a Secretária de Cultura da Cidade

As datas das próximas oficinas serão divulgadas em breve nas redes sociais do Arrastão Cultural

Serviço:

3º Módulo das “Oficinas Culturais Taboão”, do Arrastão Cultural

Oficina Guitarra e Violão

Local: Associação Jd Santa Lídia

Rua João Paulo Piassetini S/N Jd Santa Lídia Guarulhos

Datas: 28 de junho, 05 de julho, 12 de julho e 19 de julho

Valor: gratuito

Inscrições gratuitas no local, trinta minutos antes do início das oficinas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *