Notícias

Curta documental do guarulhense Lucas Rabelo propõe mergulho sensível na memória dos espaços que habitamos

Com imagens registradas em um período de mais de dez anos, mostrando residências reais, A Casa Torna entrelaça lembranças pessoais a um imaginário coletivo, ressignificando a ideia de lar em tempos de conflito e deslocamento.

Com estreia nacional marcada para o próximo sábado, dia 27 de julho, às 15h, durante a III Mostra de Cinema Independente Tardes Clandestinas, o documentário A Casa Torna, dirigido pelo cineasta guarulhense Lucas Rabelo, convida o público a refletir sobre como as casas guardam afetos, memórias e rupturas. A Mostra, realizada pelo coletivo Lente Clandestina, acontece no Anfiteatro Pedro Dias Gonçalves, no complexo da Biblioteca Monteiro Lobato (Centro).

Em meio a transformações do tempo e à pressão da gentrificação, o filme constrói uma narrativa íntima sobre pertencimento e o vínculo invisível que nos mantém ligados a certos lugares, mesmo quando eles já não existem como antes.

O curta de Rabelo é resultado de um processo de escuta e observação atenta de espaços em transição. Com imagens registradas em um período de mais de dez anos, mostrando residências reais, A Casa Torna entrelaça lembranças pessoais a um imaginário coletivo, ressignificando a ideia de lar em tempos de conflito e deslocamento.

“Penso desde criança em como os tipos de casa mudaram com o passar dos anos, em como não sabemos o nome de quem teve uma história aqui antes. Planejei contar por meio desse curta a minha visão sobre esse tema e reforçar a necessidade do não esquecimento do que a história de uma casa significa, sobre lutar pelo reconhecimento das suas raízes e pelo povo que lutou pelas terras onde vivemos hoje em dia”, explica o diretor.

Além do lançamento oficial previsto para o final de 2025, a produção também marca o início de uma nova fase criativa. Para compartilhar textos, reflexões e bastidores das próximas produções, foi criada uma página autoral no Neocities, onde Lucas irá publicar conteúdos inéditos em formato de blog pessoal.

A estreia nacional em 27 de julho será seguida por outras exibições em circuito alternativo e mostras regionais ao longo do segundo semestre do ano.

SERVIÇO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *