Museu da Diversidade Sexual anuncia programação de janeiro com exposições e atividades culturais
No mês da Visibilidade Trans, agenda reúne atividades que estimulam reflexões sobre a vivência trans na sociedade e celebram a memória, a arte e a resistência LGBTQIA+
O Museu da Diversidade Sexual (MDS), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, dedica sua programação de janeiro à valorização de produções artísticas independentes e à celebração da diversidade em múltiplas linguagens, gerações e culturas.
Além da exposição de longa duração Pajubá: A Hora e a Vez do Close, a programação do mês reúne uma série de atividades abertas ao público. Entre os destaques estão a exibição do filme “A natureza das coisas invisíveis”, ganhador do Coelho de Ouro de Melhor Longa-Metragem no 33º Festival Mix Brasil, o Rolezinho LGBTQIA+ com o Coletivo Trans no Corre, que celebra o Mês da Visibilidade Trans.
Confira abaixo a programação completa:
Monta-te: Laboratório de Criação e Memória Drag
Com o objetivo de instrumentalizar as pessoas participantes para a criação de uma persona Drag autoral, o curso de 8 horas de duração fornece ferramentas para a criação do conceito estético de persona Drag, da linguagem do corpo e do movimento.
O percurso teórico do curso abordará a história e a memória da arte Drag como base para criação artística. Serão trabalhados processos conceituais e técnicas fundamentais de maquiagem e caracterização culminando em um laboratório de expressão corporal e performance.
Data: 17 e 24 de janeiro
Horário: 14h às 18h
Local: Centro de Empreendedorismo e Pesquisa (Av. São Luis, 120 – República)
Inscrições gratuitas no link.
Acima de 16 anos.
Especial de férias: Carimbada MDS
No mês de férias, o educativo do MDS oferecerá atividades especiais para todos os públicos, entre elas a oficina Carimbadas MDS, em que o público terá a oportunidade de montar carimbos personalizados.
Data: 18 de janeiro
Horário: 11h às 13h
Local: Museu da Diversidade Sexual – Tapete Roxo
Inscrições gratuitas no link.
Livre para todos os públicos.
Especial de férias: Leitura do livro “O Pássaro Encantado” e oficina de colares
No encontro especial de férias, o MDS trará uma leitura conjunta do livro “O Pássaro Encantado” de Eliane Potiguara.Em seguida, para exercer a criatividade, será organizada uma brincadeira de criar colares com sementes que o próprio Pássaro Encantado adora espalhar em meio a seus vôos sobre a Terra Ancestral.
Data: 25 de janeiro
Horário: 11h às 13h
Local: Museu da Diversidade Sexual – Tapete Roxo
Inscrições gratuitas no link.
Livre para todos os públicos.
Oficina de Criação de Projetos para o “Edital LGBTQIA+: Defendendo Direitos 2026”
A oficina, com 3 horas de duração na modalidade online, se propõe a fortalecer e instrumentalizar organizações, grupos e coletivos da comunidade na compreensão e concorrência do “Edital LGBTQIAPN+: Defendendo Direitos 2026”. Os participantes serão estimulados a criar propostas consistentes e alinhadas com às exigências do Fundo Brasil de Direitos Humanos.
Os ministrantes apresentaram o edital detalhadamente, passando por temas como: critérios de elegibilidade, técnicas de escrita, prioridades, itens orçamentários e etapas do processo de seleção. Promovendo orientação e direcionamento para as pessoas participantes interessadas em inscrever seus projetos.
Data: 20 de janeiro
Horário: 19h às 22h
Local: Plataforma Zoom
Inscrições gratuitas no link.
Acima de 16 anos.
Clube do Livro MDS – Escritas, Memórias e Poéticas Trans | Editora Monstra & Casa 1
O Clube do Livro MDS propõe um encontro de leitura coletiva e escuta sensível a partir de três publicações da Editora Monstra, criadas no contexto das Semanas de Visibilidade Trans da Casa 1: Álbum de Memórias (2022), Poéticas de vida: escritas de si(da) (2022) e Escrevivências – CUSturas poéticas (2021).
A atividade se baseia na leitura compartilhada de trechos das obras, reunindo diferentes vozes, estilos e gramáticas poéticas de pessoas trans e dissidentes de gênero. Mais do que uma análise literária convencional, o encontro propõe um mergulho nas escritas de si, entendendo a palavra como território de memória, cura, resistência e construção coletiva de narrativas.
As publicações abordam temas como autobiografia trans, memória não linear, escrevivência, HIV/aids, afetos, violências e formas de existir dissidentes, evidenciando a escrita como uma ferramenta política e poética. O formato do clube privilegia a troca entre participantes, estimulando reflexões sobre como diferentes experiências de vida produzem múltiplas formas de linguagem, escrita e leitura.
Todos os livros trabalhados estão disponíveis gratuitamente em formato digital, ampliando o acesso ao conteúdo e fortalecendo o caráter público, educativo e inclusivo da atividade.
Data: 21 de janeiro
Hora: 19h às 20h30
Local: Museu da Diversidade Sexual
Inscrições gratuitas no link.
Livre para todos os públicos.
Rolezinho LGBTQIA+: O Corre Especial – Circuito da Memória Trans
O Corre Especial – Circuito da Memória Trans é uma caminhada/corrida leve e coletiva que transforma o deslocamento pelo território em um espaço de escuta, memória e cuidado. Organizada em formato de circuito com estações, a atividade convida pessoas trans a compartilharem relatos sobre suas trajetórias, suas relações com o corpo, a cidade e o pertencimento.
O corre especial propõe uma vivência acessível, afetiva e política, onde o movimento do corpo ativa narrativas, fortalece vínculos comunitários e reafirma a ocupação simbólica do espaço urbano por corpos trans.
A mediação será feita pelo Coletivo Trans No Corre, coletivo de corrida de rua LGBTQIA+ em São Paulo, liderado por pessoas trans, que usam o esporte como ferramenta de resistência, inclusão social e construção de comunidade, promovendo saúde física e mental, pertencimento e visibilidade, ocupando a cidade através da atividade física e eventos esportivos.
Data: 24 de janeiro
Horário: 10h às 12h
Local: Museu da Diversidade Sexual (Metrô República – saída R. do Arouche)
Inscrições gratuitas no link.
Livre para todos os públicos.
Cineclube MDS – A Natureza das Coisas Invisíveis (2025) com a participação da diretora Rafaela Camelo.
A Natureza das Coisas Invisíveis conta a história de duas meninas que se conhecem em um hospital em suas férias e, ao compartilharem o desejo de sair, formam uma amizade entre momentos agridoces. Na trama, Glória (Laura Brandão), uma menina de dez anos, está com a mãe no hospital onde ela trabalha e acaba conhecendo Sofia (Serena), da mesma idade. Entediadas e frustradas por estarem perdendo suas férias dentro de um hospital, elas exploram o lugar juntas e vão formando um laço de amizade e compartilham suas inseguranças. Enquanto Glória lida com sentimentos que parecem não ser totalmente seus desde que passou por um transplante de coração, Sofia acredita que a internação no hospital é o motivo na piora do quadro de saúde de sua bisavó.
Após a sessão, a diretora Rafaela Camelo, participará de um bate-papo, ampliando o diálogo com o público.
Data: 31 de janeiro
Horário: 15h às 17h
Local: Museu da Diversidade Sexual (Metrô República – saída R. do Arouche)
Inscrições gratuitas no link.
Livre para todos os públicos.
Sobre o Museu da Diversidade Sexual
O Museu da Diversidade Sexual de São Paulo, é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, destinada à memória, arte, cultura, acolhimento, valorização da vida, agenciamento e desenvolvimento de pesquisas envolvendo a comunidade LGBTQIA+ – contemplando a diversidade de siglas que constroem hoje o MDS – e seu reconhecimento pela sociedade brasileira. Trata-se de um museu que nasce e vive a partir do diálogo com movimentos sociais LGBTQIA+, se propõe a discutir a diversidade sexual e de gênero e tem, em sua trajetória, a luta pela dignidade humana e promoção por direitos, atuando como um aparelho cultural para fins de transformação social.
