Série Ideias #EMCASACOMSESC promove debates sobre cultura e patrimônio imaterial
Série convida pensadores e articuladores sociais de diversas áreas para a troca de experiências reflexões sobre assuntos da atualidade
O #EMCASACOMSESC apresenta a Série Ideias, com conferências e debates sobre as principais questões que tensionam a agenda sociocultural e educativa atual. Nesta quinta-feira (26), às 16h, a série apresenta “A reinvenção da vida e da saúde em tempos de pandemia – o lugar da cultura”, e no sábado (28), também às 16h, “A salvaguarda do patrimônio cultural imaterial”. A transmissão ao vivo dos debates acontece pelo canal do YouTube do Sesc São Paulo, com participação do público e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A série Ideias, promovida pelo Sesc São Paulo por intermédio de seu Centro de Pesquisa e Formação (CPF), tem como objetivo incentivar a reflexão no contexto desafiador em que nos encontramos.
- 26 de agosto, quinta-feira
“A reinvenção da vida e da saúde em tempos de pandemia – o lugar da cultura”
O debate tem o objetivo de discutir as reinvenções da vida cotidiana produzidas a partir dos impactos da pandemia, mais especificamente, refletir sobre de que forma nossos novos hábitos culturais, digitais e de saúde contribuíram para uma reconstrução das nossas maneiras de viver. Na ocasião, também será lançada a pesquisa que o Sesc São Paulo realizará sobre os impactos na vida cotidiana produzidos pela pandemia de coronavírus.
Participantes:
Ricardo Rodrigues Teixeira – médico sanitarista, professor doutor do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP.
Rogério da Costa Santos – filósofo, professor e vice coordenador do PEPG em Comunicação e Semiótica da PUC/SP.
Sabrina Ferigato – terapeuta ocupacional, Doutora em Saúde Coletiva e Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Ufscar.
Mediação e apresentação:
Jair de Souza Moreira Jr – cirurgião-dentista, mestre e doutor em Odontologia Social pela USP, pesquisador do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.
- 28 de agosto, sábado
“A salvaguarda do patrimônio cultural imaterial”
A mesa debate o livro “Salvaguarda do patrimônio cultural imaterial: uma análise comparativa entre Brasil e Itália” (EDUFBA, 2020), que resulta da aproximação de pesquisadores brasileiros vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais da Universidade de Fortaleza (Unifor) e italianos ligados à Universidade de Milão – Bicocca e à Unitelma Sapienza (Roma). Os autores se reuniram para investigar os processos de salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (PCI) em seus países, considerando os aspectos normativos singulares e aquilo que têm em comum, respectivamente, a Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial, o Decreto Brasileiro do Registro e o Artigo 7-bis do Código (italiano) dos Bens Culturais e das Paisagens.
Participantes:
Humberto Cunha Filho – professor de Direitos Culturais da Universidade de Fortaleza, presidente de honra do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais, autor do livro “Teoria dos Direitos Culturais” (Edições SESC-SP, 2018), e advogado da União.
Mário Pragmácio – advogado, doutor em Direito pela PUC-RIO e mestre em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO. É professor do Departamento de Arte da UFF e do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do IPHAN.
Anita Mattes – doutora em Direito pela Université Paris-Saclay (Paris 11). Pesquisadora do Centre d’Étude et de Recherche em Droit de l’Immatériel (CERDI/Saclay). Conselheira Fiscal do IBDCULT. Advogada do Studio Mattes.
Mediação:
Rodrigo Vieira Costa – coordenador do curso de Direito e docente da Universidade Federal Rural do Semiárido, Campus Mossoró (RN). Coordenador do DiGiCULT/UFERSA. Doutor em Direito pela UFSC. Membro do IBDCULT.
Apresentação:
Danilo Cymrot – doutor em Direito pela USP. Pesquisador do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.