Guarulhos realiza a VII Conferência Municipal de Cultura
A conferência conta com a apresentação de painéis sobre os temas e subtemas, que subsidiarão o processo de execução de ações para atendimento das metas que compõem o Plano Municipal de Cultura, em vigor desde julho de 2020
Até o dia 23 de novembro estão abertas as inscrições para a VII Conferência Municipal de Cultura, edição que abordará o tema o Plano Municipal de Cultura, além de dois subtemas: O Impacto da Pandemia na Gestão Cultural do Município e Cultura e Migração. A conferência acontece no dia 27 de novembro, das 8h às 20h, no Centro Municipal de Educação Adamastor.
Para participar, produtores e agentes culturais, artistas, usuários de equipamentos de cultura da cidade, instituições e demais interessados devem se inscrever pelo endereço eletrônico https://abre.ai/viiconferencia. Tanto a inscrição prévia quanto o credenciamento na data do evento garantem ao participante direito de voto na condição de delegados.
A conferência conta com a apresentação de painéis sobre os temas e subtemas, que subsidiarão o processo de execução de ações para atendimento das metas que compõem o Plano Municipal de Cultura, em vigor desde julho de 2020.
Para mais informações, acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/conferenciadecultura.
Eleições para o CMPC
Durante a programação da VII Conferência Municipal de Cultura acontece ainda as eleições para o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), instância de participação que a sociedade tem para interlocução com o poder público. Os interessados em se candidatar para uma das cadeiras deverá acessar o manual do candidato e preencher formulário disponível no endereço https://abre.ai/candidatocmpc.
Ao final da VII Conferência serão eleitos os membros da sociedade civil para compor as nove cadeiras do CMPC, nas linguagens: Artes visuais, Artes Cênicas, Audiovisual, Associações não Governamentais, Cultura Popular Tradicional, Literatura, Hip-Hop, Música e Patrimônio Histórico.
O Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) é instituído pela Lei 6.541/09 e faz parte do Sistema Municipal de Cultura (Lei 7.409/15). É um órgão de caráter consultivo, deliberativo e normativo, que no âmbito da Secretaria de Cultura, institucionaliza a relação entre a Administração Pública e os setores da sociedade civil vinculada a cultura.
O CMPC é paritário, 50% indicados pelo poder público e 50% eleitos pela sociedade civil durante a Conferência de Cultura, sendo 18 titulares e 18 suplentes.
VII Conferência
A Conferência Municipal de Cultura constitui-se numa instância de participação social, na qual ocorre articulação entre o governo municipal e a sociedade civil, por meio de entidades culturais e segmentos sociais para analisar a conjuntura da área cultural no município e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas culturais, que comporão o Plano Municipal de Cultura.
É de responsabilidade da Conferência Municipal de Cultura analisar, aprovar moções, proposições e avaliar a execução das metas concernentes ao Plano Municipal de Cultura e às respectivas revisões ou adequações.