fbpx
Notícias

Coletivo promove edição especial da Feira Fundo de Quintal no Break Bar

Feira atrai novos artistas dispostos a expor seus trabalhos criando uma rede de apoio

Por Coletivo Fundo de Quintal

Pockets shows, exposições, marcas autorais, artistas independentes. No dia 5 de dezembro, domingo, a partir das 14h, o Break Bar, no centro, recebe edição especial da Feira Fundo de Quintal, ação de empreendedorismo coletivo para fortalecimento sustentável e economia solidária por meio da arte e da cultura.

Iniciativa do Coletivo Fundo de Quintal, que realiza feiras e edições independentes em Guarulhos e outros municípios desde 2019, a feira vai atrair novos artistas dispostos a expor seus trabalhos criando uma rede de apoio.

Além de joias diferenciadas, roupas, bolsas, cosméticos artesanais e guloseimas, quem quer aproveitar aquelas novidades encontradas em brechós irreverentes poderá conferir os artigos do Bazar do Dico, Brechó com Cafeína, Jardim Roots, Macramexias, Brechonhita, Zurc, Alooni, entre outros brechós da cidade.

A organização do evento fica por conta de figuras tarimbadas como Helo Vaka, Caduda Mexias, Julia Zulia, Gi e Ingrid.

Para saber mais sobre o evento, acesse o perfil do coletivo no Instagram: @feirafundodquintal

Um coletivo, muitas histórias

Com a falta de espaço e a necessidade de movimentar seus empreendimentos, um grupo de mulheres empreendedoras conversam e tem a ideia de se unir para o fortalecimento de seus próprios negócios.

Ingrid, Beatriz Punça, Mayara Santos, Giovanna Longhini e Tamires Bragas tinham seus brechós e se perguntaram: por que nós não criamos nosso próprio evento? Assim, elas decidiram criar uma feira de brechós em um fundo de quintal na casa da Ingrid, uma das fundadoras do coletivo.

A primeira edição aconteceu em 9 de março de 2019, no bairro dos Pimentas, em Guarulhos.

Um e um é sempre mais que dois

Essas garotas chamam outras expositoras para apresentarem seus trabalhos, convidando pessoas LGBTQI+ que tinham marcas autorais para expor, além de pessoas de várias quebradas. Assim, elas se reuniram com seus trabalhos e brechós para se fortalecer e buscar visibilidade dentro das quebradas. Cada marca trouxe seu público, teve discotecagem com vinil de mulheres, grafites e intervenções poéticas. Esta edição teve registro do projeto Pimentas em Foco e está disponível no youtube (https://www.youtube.com/watch?v=97c5Yec5d3s) e instagram (@feirafundodquintal).

A Feira Fundo de Quintal já havia sido batizada, a famosa “Feira Fundo de Quintal”. “Continuamos procurando outro quintal para realizarmos a edição. Giovana Longhini, do Brechó Alooni, cedeu seu quintal e a segunda edição já estava rolando e trazendo brechós e exposições, e ainda pocket shows de Renata Soul, intervenções poéticas e apresentações circenses. Foi um sucesso!”, comemora Caduda Mexias. Ela conta que, de mês em mês, rolava uma nova edição. “A edição seguinte, o Baile do BlackOut, convidou nosso coletivo para um evento black em uma praça, levamos apenas pessoas pretas para esta edição, com a intenção de girar o blackmoney”.

O coletivo foi crescendo, algumas meninas saíram do coletivo por conta de vários acontecimentos. Novas meninas foram entrando e se fortalecendo, criando novas edições, nos juntamos com Associações Independentes, trazemos novos artistas.

Visibilidade

A Feira começou a crescer até que eventos e outros rolês começassem a convidar a Feira Fundo de Quintal para levar seu coletivo, expor suas artes e trabalhos. “Já levamos nossa arte para forrós, shows de raps, reggaes, em muitos eventos convidam a nossa feira”.

A Feira Fundo de Quintal realizou oficinas para crianças na quebrada da Vila São Rafael e começou a convidar artistas para realizar oficinas em nossas edições.

O coletivo sempre foi movimentado, entravam pessoas, saíam pessoas, até que três amigas Caduda Mexias, Helo Vaka e Zulia Julia começaram a administrar e fazer reuniões mensais para evoluir mais ainda o coletivo e serviços que estávamos começando a prestar. Zulia com seu quintal enorme e bem localizado, em uma conversa com Caduda, tem ideias de criar uma loja colaborativa da Feira Fundo de Quintal.

“Chamamos outras expositoras que toparam a ideia de deixar seus produtos e roupas ali, começamos a ter loja física. Essa loja física começou a ter edições mensais para fortalecer artistas, marcas autorais, empreendimentos com ideia de economia solidária e sustentabilidade. Começando a sair da ideia de quintal, a Feira Fundo de Quintal começou a ter edições em praças de Guarulhos, ruas de São Paulo, indo para locais públicos levar nossa arte, cultura, musicalidade e muito mais”.

Um comentário sobre “Coletivo promove edição especial da Feira Fundo de Quintal no Break Bar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo