Diego Dionisio reúne artistas da cultura popular em espetáculo de Natal
“Cheganças” é um auto de natal brasileiro, idealizado pelo guarulhense folclorista e produtor cultural Diego Dionisio, reúne artistas populares, circenses, violeiros e alegorias que mostram a celebração do natal das folias de reis, reiadas e reisados
Por João Perreka
Canções natalinas como Jingle Bells e outras serão tocadas em ritmo de maracatu, forró, e cancioneiro nordestino dia 11 de dezembro, às 15h, no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo. O Papai Noel também divide espaços no Auto com Reis Magos, Palhaços e Reis de Folias. Estas e muitas outras atrações da cultura brasileira se apresentam na Cheganças – Um auto de Natal no Festival de Natal da cidade de São Paulo.
O espetáculo acontece com três coletivos de artistas populares, o grupo Sertão Poesia, a quadrilha Sacode a Poeira e Circo Circunflexo da cidade de Guarulhos. Ao todo são 20 artistas que apresentam a chegada de natal com as identidades culturais do sul ao nordeste.
A trama começa com a “cheganças” de núcleos familiares, uma folia de Reis, um Reisado e uma Reiada, que se preparam para dançar e cantar para o nascimento do menino Deus. Em meio dessas festanças personagens como a estrela guia, reis magos e pastorinhas celebram a chegada do natal bem brasileiro.
Este espetáculo é uma iniciativa do pesquisador da Comissão Nacional de Folclore, produtor cultural e curador artístico Diego Dionisio. Segundo o curador, o autor pretende ativar a memória afetiva das festas populares do Brasil. “O que esperamos é que cada pessoa que passe por este espaço reconheça suas identidades culturais e o pertencimento a sua ancestralidade”, disse. Em novembro, o curador artístico recebeu o prêmio “Prêmio Sp Afro Brasil 2021”, do Fórum SP Afro Brasil, em homenagem a sua trajetória de 20 anos entre quilombolas, comunidades tradicionais e artistas pretos.
Sobre o idealizador
Diego Dionísio é guarulhense, jornalista, gestor de política pública e curador artístico. Atua no mercado cultural e da economia criativa há 20 anos. Pesquisador da Comissão Paulista de Folclore, com premiações em vários projetos culturais, possui em seu acervo mais de 10 mil fotos de comunidades tradicionais e étnicas por todo o Brasil. Como gestor de patrimônio imaterial e produtor cultural esteve à frente de grandes festivais artísticos em São Paulo e Salvador. Em Guarulhos, Dionísio, produziu, no Bosque Maia o “Arraiá Arte Na Rua” em parceria com a Rede Globo
Serviço:
“Cheganças” Auto de natal Brasileiro
11/12 às 15hs no Vale do Anhangabaú/SP
Mais informações e atualizações sobre outras datas do Auto de Natal site www.tadito.com.br