AAPAH e coletivo Havana FC promovem seminário com sequência de debates sobre a cidade de Guarulhos
Projeto Falando de Guarulhos vem do escopo adquirido ao longo de sete anos através do projeto Atualidades, realizado mensalmente na Biblioteca Monteiro Lobato
A Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico de Guarulhos (AAPAH) e o coletivo Havana Futebol Clube promovem o 1° Seminário Falando de Guarulhos, evento que acontece na Biblioteca Monteiro Lobato, nos dias 5, 12, 19 e 26 de março, sábados, com uma sequência de debates sobre a cidade de Guarulhos e suas perspectivas quanto à sua condição de metrópole e suas urbanidades. No próximo sábado, 5, das 9h às 13h, o primeiro encontro propõe reflexões sobre a cidade e faz um paralelo entre as heranças históricas ainda vivenciadas na contemporaneidade.
Os interessados têm até o dia 4 de março para se inscrever no site https://bit.ly/seminariofalandodeguarulhos. O evento é gratuito e conta com certificação, entregue no último dia do evento àqueles que obtiverem 75% de presença nas atividades.
O projeto Falando de Guarulhos vem do escopo adquirido ao longo de sete anos através do projeto Atualidades, realizado mensalmente na Biblioteca Monteiro Lobato. Diversas temáticas abordadas ampliaram o debate de questões presentes no cotidiano, como desenvolvimento, desigualdades, aspectos naturais, ancestralidade, identidade, cultura, entre outras.
Campanha Solidária
O projeto Falando de Guarulhos promove ainda campanha solidária em auxílio à Aldeia Multiétnica Filhos Dessa Terra, que está precisando de produtos de limpeza, higiene pessoal e alimentos. Nessa campanha, os organizadores farão a arrecadação desses artigos na Biblioteca Monteiro Lobato. Também é possível fazer contribuições via PIX para a construção da cozinha comunitária da Aldeia Multiétnica.
PIX: 11981967047 Titular: Vanuza
Confira a programação
1º dia
Sábado, 5 de março, das 9h às 13h
IV Centenário em Guarulhos e formas de representar do passado, com Tiago Cavalcante Guerra
A imprensa de Guarulhos: fragmentos, com Bruno Leite de Carvalho
Diáspora, identidade e cultura em Guarulhos, com Augusto César Maurício Borges.
2º dia
Sábado, 12 de março, das 9h às 13h
Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e Casa da Candinha: presença negra em Guarulhos, com Elmi El Hage Omar
Lutas sociais e as “emancipações” em Guarulhos: um olhar periférico, com Ellen Santana
3º dia
Sábado, 19 de março, das 10h às 15h
Aspectos Naturais, Geológicos e Geomorfológicos do Planalto Atlântico Paulista, com Lívia Rocha
Ocupações Histórico-Ancestrais de Guarulhos, com Vanuza Kaimbé e Day Moreira
Aldeamentos, Exploração e Conflitos, com Vanuza Kaimbé e Day Moreira.*
4º dia
Sábado, 26 de março, das 10h às 15h
Guarulhos: de Aldeia a Metrópole, com Tiago Guerra e Ivan Canoletto
Subdesenvolvimento e Contradições da Guarulhos Contemporânea, com Cristovan Ribeiro, Vanuza Kaimbé e Day Moreira
Subjetividade e sintomas:experiência de viver na metrópole, com Luiz Novais
Professores
Lívia Rocha
Técnica em Meio Ambiente pela Etec Getúlio Vargas e estudante de Geologia pelo Instituto de Geociências (IGc) da Universidade de São Paulo – USP
Day Moreira
Indigenamãe em retomada Tabajara; historiadora; técnica da TV Tamuya; produtora cultural na Casa Cultural Hip Hop Jaçana e militante pelos direitos indígenas e periféricos
Vanuza Kaimbé
Liderança indígena; ativista ambiental e palestrante sobre cultura indígena. Técnica em Enfermagem e Assistente Social pela PUC/SP.
Ivan Canolleto
Coordenador pedagógico da rede municipal de educação de São Paulo. Mestre em História Social. Especialista em História, Sociedade e Cultura. Especialista em Gestão Escolar.
Luiz Novais
Psicólogo clínico CRP: 06/165953; militante do MTST; membro da Subsede Metropolitana do CRP/SP e membro do Grupo de Estudos em Psicologia da Descolonização e América Latina.
Cristovan Ribeiro
Geógrafo; professor da rede municipal de educação de São Paulo. Especialista em Educação Ambiental e co-coordenador do projeto Atualidades.
Bruno Leite de Carvalho
Jornalista Pós Graduado em Gestão de Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Membro fundador da AAPAH.
Elmi Omar
Historiador professor de História e Geografia da rede estadual de SP. Pos Graduado em História, Sociedade, Cultura e Política pela UnG, escritor.
Cesar Borges
Historiador. Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente, editor de uma agência de jornalismo.
Ellen Santana
Pós Graduada em História, sociedade e cultura pela PUC, licenciada em História pela UnG, professora coordenadora da rede estadual de ensino, produtora cultural e membro da aapah desde 2009
Kamila Rezende Firmino
Possui graduação em Artes Visuais por – FIG-UNIMESP Centro Universitário Metropolitano de São Paulo. Atualmente, mestranda em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia – USP. E Membro da AAPAH – Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico.