Cia Los Xerebas estreia o podcast Malcriações
Proposta herda da Amálgama TV a premissa de difundir os pensamentos daqueles que são ignorados pelo mainstream, mas que carregam consigo a riqueza humana do pensar, do criar e a vontade de transformar o mundo num lugar menos arriscado
Por André Bizorão
A Cia. Los Xerebas e Amalgamídia se juntam para estrear neste sábado, 12 de março, às 18h, o Malcriações, um bate-papo que tem como premissa trazer novos ares para a linguagem do podCast com humor, valorização do pensamento crítico e autoral. Como primeiro convidado, o programa recebe o poeta-cordelista Mário Cabral e será transmitido no Canal da Cia. Los Xerebas no YouTube www.youtube.com/Cialosxerebas. Os episódios são divididos em três partes, a primeira disponibilizada sempre aos sábados, terças e quintas, sempre às 18h.
Não tem como falar do Malcriações sem correr o pequeno risco de fazer uma viagem no tempo e no texto sobre as origens da Amalgamídia, que surgiu como iniciativa para divulgar boas ideias e os incríveis artistas da cidade, no não tão longínquo ano de 2018. Nasceu com o nome de Amálgama TV e era fruto direto da revista Chiclete Cultural, que já vinha desenvolvendo diversos eventos pela cidade.
O início deste projeto contou com muita vontade e pouco recurso, mas as mãos que levantaram essa bandeira tinham muita vontade de levar para o virtual a arte e as ideias presentes no universo cultural de Guarulhos, isso, antes mesmo de imaginarmos esse “Bum!” dos podcasts e programas de entrevistas via YouTube.
Pulamos para 2022, um ano regado de incertezas e desconfianças sobre o amanhã, mas ainda repleto de diversidade e novas ideias. Nesse turbilhão histórico no qual somos incapazes de bater o martelo sobre qualquer assunto, nasce o Malcriações, com a proposta de herdar da Amálgama TV a premissa de difundir os pensamentos daqueles que são ignorados pelo mainstream, mas que carregam consigo a riqueza humana do pensar, do criar e a vontade de transformar o mundo num lugar menos arriscado.
Malcriações é uma brincadeira de bater papo, inspirado no formato do programa Provocações, do saudoso Antônio Abujamra, mas com a condução do Palhaço Arlecrin. O encontro busca alcançar respostas incomuns para perguntas inusitadas, claro que cabem discussões filosóficas e políticas, pois somos atuadores num tempo onde a prática precisa sublimar a teoria para dar vida aos nossos anseios de transformação social; quem sabe, de alguma forma, todas as nossas incertezas sejam respondidas logo ali na esquina. Mas o que temos certeza é de que não cabe mais a omissão de aceitar o que nos é imposto como única e intangível verdade, ser Malcriado é renegar os traços ancestrais que nos prendem aos preconceitos, separações e segregações, sem essa tomada de posição frente ao mundo que se pretende manter, dificilmente encontraremos as respostas sobre como nos re-Amalgamar!
Malcriações tem roteiro e direção de André Bizorão e direção de arte e fotografia de Rafilds Marques.