As Despejadas, Aline Rissuto, Amauri Falabella e Victor Cali integram nova temporada das orquestras de Guarulhos
A partir do tema Encontros, espetáculos da nova temporada apresentam a série Nossa Gente e abrem espaço para que artistas da cidade possam dividir o palco com os instrumentistas da Orquestra Jovem
Quem aqui entre os músicos já sonhou em dividir o palco do mais importante teatro da cidade com instrumentistas de uma grande orquestra? Se em seu Prelúdio o músico baiano já sinalizava apologia ao fazer junto quando dizia que “sonho que se sonha junto é realidade”, para as orquestras de Guarulhos bastou apenas somar uma dose de irreverência e ousadia para trazer ao palco alguns dos inúmeros artistas da área da música que a cidade possui, e cujas composições passam a integrar os espetáculos da Série Nossa Gente, da Temporada 2022 das orquestras de Guarulhos.
Nos meses de maio e junho, os artistas guarulhenses Aline Rissuto, Amauri Falabella, Victor Cali e o grupo As Despejadas sobem ao palco do Teatro Adamastor com a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos. Com arranjos criados especialmente para realçar o repertório autoral desses artistas, apimentados com a riqueza instrumental da orquestra, os espetáculos celebram combinações de diferentes linguagens, artistas, músicos, compositores, regentes e público, todos envolvidos em apresentações únicas, tocantes e inusitadas.
“Estou muito feliz em participar dessa temporada com a Orquestra Jovem, tenho certeza que será uma experiência fantástica”, vibra Amauri Falabella. Amauri tem mais de 40 anos de estrada, uma trajetória musical com influências de artistas como Elomar, Xangai, Vidal França e Dércio Marques. Suas músicas reafirmam sua fidelidade com as raízes da música brasileira, composições sensíveis que primam pela riqueza dos arranjos e um traço em comum que une todas as músicas: o respeito à natureza e o amor à simplicidade.
Além de Amauri, a temporada 2022 apresenta ainda os trabalhos da pianista Aline Rissuto, uma grande parceira de palco de Amauri. Ex-aluna do Conservatório de Guarulhos, Aline tem formação em piano erudito e acompanhou de perto todo a evolução das orquestras da cidade, sobretudo o movimento do Concurso GruPiano, que este ano chega a sua 3ª edição.
“Receber o convite do maestro Emiliano Patarra foi algo muito surpreendente. Minhas composições misturam um pouco do lirismo da música clássica com a canção popular, e isso ficou muito evidente nos dois últimos álbuns lançados, Passo (2019) e Conecte-se (2021), com o uso de violoncelo protagonizando momentos das canções, e muitas vezes eu imaginava esse encontro de arranjos com a orquestra, o que parecia um sonho distante”. Para ela, a abertura desse espaço para que os artistas da cidade possam mostrar seu trabalho autoral e ter a experiência de tocar com a orquestra é fundamental para suas carreiras e trajetórias.
Outra atração da série Nossa Gente que divide o palco do Adamastor com a orquestra é o trio As Despejadas, grupo formado no bairro dos Pimentas, periferia da cidade, pelas artistas Lidia Lidia Lidia (vocal, violão e percussão), Nataly Ferreira (vocal, violão e percussão) e Vitória Silva (vocal e percussão). Em suas canções, as Despejadas trazem poesias somadas à ritmos brasileiros com foco em voz e percussão. A banda usa a música como forma de protesto e celebração, mergulhando em referências da poesia brasileira e da musicalidade afro-brasileiras. O próprio nome do grupo carrega em si a referência da literatura do “Quarto de Despejo”, da poeta negra brasileira Carolina Maria de Jesus.
Para a cantora e instrumentista Nataly, o mais gratificante desse projeto é ver o reconhecimento do trabalho cultural produzido pelos artistas da própria cidade, e que envolve também o trabalho feito pelos instrumentistas da orquestra.
“Ficamos muito felizes com o convite, para nós d’As Despejadas, uma banda feminina da cidade, é uma grande honra participar de um espetáculo com a orquestra jovem, primeiro pela chance de mostrar nossas composições, arranjos e letras, mas também pela oportunidade de construir pontes entre artistas independentes e mostrar um trabalho cultural que existe fortemente em Guarulhos. Esse encontro, que já acontece entre nós, os artistas, reúne amigos e, agora, vai ser muito maior, vai nos permitir conhecer outros artistas, novos musicistas e promover um compartilhamento de experiências, ideias e trabalhos”, observou Nataly.
Victor Cali tem intensa atividade cultural nas mais diversas linguagens. Além de produtor e co-criador do canal Peixe Barrigudo, ele é cantor, compositor, intérprete e flerta com o audiovisual. Sua voz versátil permite passeios sonoros entre composições sensíveis com métricas bem trabalhadas e misturas rítmicas do Rap ao Jazz passando pelo Blues e o Rock.
“Achei o convite muito interessante, um termômetro do reconhecimento que a cidade tem em relação a minha arte. Eu invisto bastante nesse trabalho e acredito que agora chegou a hora da Prefeitura, através da orquestra, também reconhecer e dar oportunidade para que eu possa mostrá-lo”, comemora Victor.
Para saber mais sobre a temporada 2022 das orquestras de Guarulhos, acesse https://orquestrasdeguarulhos.com/