Cia Tu Mateixa Marionetes apresenta espetáculo na Praça de Convivência do Sesc Guarulhos
Espetáculo aposta no encontro com a ludicidade, capaz de parar o tempo por alguns instantes e fazer até as pessoas com mais idade voltarem a ser crianças
Nos próximos dias 2 e 3 de julho, sábado e domingo, às 16h, a Praça de Convivência do Sesc Guarulhos apresenta Gabinete de Curiosidades, espetáculo gratuito da Cia Tu Mateixa Marionetes que proporciona uma reflexão sobre as novas dimensões e formas de sentir o tempo nos dias de hoje.
Com direção de Carla Candiotto, Gabinete de Curiosidades foi concebido e criado durante o período de confinamento provocado pela pandemia. Ele traz à tona questões vivenciadas no período de isolamento diante da percepção de que “o tempo parou”.
Nesse espetáculo, a Cia tu Mateixa Marionetes aposta no encontro com a ludicidade por meio das marionetes, capaz de parar o tempo por alguns instantes e fazer até as pessoas com mais idade voltarem a ser crianças.
Sobre o espetáculo
O termo gabinete deriva do francês “cabinet” e remete ao “quarto das maravilhas”, lugar onde se guardam coisas preciosas, sejam concretas ou simbólicas. A cenografia remete a um móvel antigo – uma das acepções do termo “gabinete” – e é composta por um autômato, isto é, um conjunto de engrenagens que se movimentam através de uma manivela, como um relógio de corda. O próprio cenário se converte em boneco e personagem do espetáculo.
Cada marionete desta obra apresenta uma destreza singular devido aos seus mecanismos e também um conceito próprio para o desenvolvimento da personagem, se relacionando de diferentes formas com o tempo. As marionetes-relógio são inspiradas nas clássicas duplas de cômicos musicais. O personagem Eusébio, o apresentador do espetáculo, foi construído a partir de um despertador de corda antigo. É um senhor que carrega toda a sabedoria de sua experiência. Já Zezinho, feito a partir de um despertador de mesa mais moderno, representa um jovem aprendiz, que traz a energia da criança, do jogo e da brincadeira. Travam uma disputa cômica por um objeto, representando de forma poética um debate geracional.
Em poucas palavras, a trapezista foi inspirada no movimento pendular e cíclico dos relógios de coluna; as bailarinas representam a precisão do tempo, com seus movimentos perfeitamente sincronizados; o mago simboliza o mistério do tempo que não pode ser medido pelo relógio; a monociclista evidencia a velocidade com que o tempo passa e a funambulista revela a travessia em busca do equilíbrio sobre a tênue linha que separa a vida e a morte. A trilha sonora, inspirada em ritmos balcânicos e composta pelos musicistas Danielle Siqueira, Danilo Rodrigues e Domingo Duclos, é constituída por uma série de músicas instrumentais onde se trabalha uma sonoridade muito especial. Elementos de música cigana e músicas de tradição judaica formam uma mistura que traze uma atmosfera de tempos gramôfonicos, que acompanham a cena e convidam ao espectador para essa viagem.
A instrumentação foi cuidadosamente selecionada com a ideia de transmitir a beleza e a simplicidade destas músicas folclóricas do século XIX. Dentro do repertório podemos encontrar músicas autorais assim como músicas tradicionais, com os instrumentos violão, viola caipira, clarinete, sanfona, trombone, violino, dulcimer e percussão. Para a criação dos figurinos, buscamos junto à figurinista Elisa Rossin uma estética atemporal e não realista para compor a visualidade dessa dupla de marionetistas-inventoras que dão vida aos boneco.
O Sesc Guarulhos fica na Rua Guilherme Lino dos Santos, 1200, no Jardim Flor do Campo.
Foto da capa: Carla Candiotto