fbpx
Notícias

Ação fotográfica durante Arraial Guarulhos revela olhares diferentes para um cenário cheio de coloridos

Vivência com os fotógrafos guarulhenses Janaína Reis e Rafael Vieira foi composta por workshop e caminhada fotográfica pelos arredores do bosque, em meio à festança do arraial; confira galeria de imagens

Coloridos especiais em meio a um cenário que nos acolhe, seja pelo cheiro dos sabores da culinária caipira ou mesmo pelo dia quente que nos convida a nos entregar à diversão da festa. Uma das atividades realizadas durante o Arraial Guarulhos, evento de cultura popular que aconteceu no início do mês de julho, no Bosque Maia, em Guarulhos, o Arraial Fotográfico oferecido pelos fotógrafos guarulhenses Janaina Reis e Rafael Vieira promoveu workshop e caminhada fotográfica pelos arredores do bosque, em meio à festança do arraial.

De repente, homens e mulheres surgiram com suas câmeras e logo se misturaram às pessoas. Eles tinham como meta registrar com suas lentes a beleza da festa. Para compartilhar suas experiências e olhares, os participantes foram convidados a usar a #arraialguarulhos para que mais pessoas possam conhecer os resultados de seus trabalhos.  

O resultado vem sendo compartilhado com a hashtag nas redes sociais dos participantes, revelando olhares diferentes para um cenário comum. Esse é o caso do fotógrafo Jean Carvalho Cruz, que compartilhou em seu perfil no Instagram parte do conteúdo que produziu durante o arraial. Para conferir, acesse @jeancarvalhocruz.

Aspirante a fotógrafa e vinda de família de retratistas experientes, Mislaine Ricci, de 38 anos, conta que esse sempre foi seu hobby. “Além da oportunidade de aperfeiçoamento profissional para fotógrafos experientes, o resultado desse registro que estamos fazendo vai revelar diferentes perspectivas sobre o mesmo objeto e a diversidade de olhares para essas formas tão coloridas”.

Quando Rafael e Janaína idealizaram a atividade com workshop e caminhada realizada durante o arraial, o casal teve como referência o trabalho fotográfico da multiartista Marina Pinto, uma das pioneiras de ações dessa natureza na cidade. “Durante o workshop, demos orientações sobre o uso do equipamento, enquadramento e composição, e propomos a caminhada fotográfica. Foram múltiplos olhares, de pessoas que circularam durante o mesmo período, mas que revelaram escolhas diferentes. Houve fotógrafos que optaram por planos muito fechados; outros, planos mais abertos. Há aqueles também que usaram o recurso do desfoque e também aqueles que optaram por um registro jornalístico da festa”, pontuou a fotógrafa.

Para Janaína, o aspecto gratificante da atividade é o compartilhamento desse trabalho realizado coletivamente, um registro belo e diversificado do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo