Fundada em março de 2012 como uma banda sinfônica, o grupo era vinculado a um projeto pedagógico na EMEF João José de Almeida Filho que tinha como objetivo oferece aos alunos de toda rede municipal o ensino musical coletivo, com noções musicais, leitura de partituras e compreensão de expressividade da música clássica e popular. Em 2017, a corporação se tornou oficialmente a “Orquestra Municipal de Santa Isabel”, que hoje atende cerca de 150 estudantes, tanto da área urbana quanto da área rural, oferecendo aulas gratuitas de música.
O concerto Brasileiríssimo foi idealizado em janeiro de 2022 e nasceu de um sonho de levar a Orquestra Municipal de Santa Isabel aos melhores palcos da nossa música, que já se apresentou no Teatro Municipal de Caieiras, Auditório Cláudio Santoro em Campos do Jordão e Sala São Paulo.
Neste concerto, a Orquestra iniciara com a abertura Aurora Borealis do compositor Estadunidense Rosano Galante, que retrata as luzes do fenômeno atmosférico aurora boreal. Após a abertura o repertório Brasileiríssimo, passando por diversos ritmos da nossa música, como maracatu, bossa nova, samba, coco e MPB, buscando sempre ter o repertório mais eclético possível, do erudito ao popular.
A apresentação acontece no domingo, dia 14/8, às 18h. Ingressos disponíveis a partir de terça, dia 2, às 14h. R$24 a inteira; R$12 a meia; gratuito para Credencial Plena.