1001 Noites de Cultura em Guarulhos – com Fernanda e Zóia
EPISÓDIO #0075 – Fernanda e Zóia
Está no ar o episódio 0075 do Podcast 1001 Noites de Cultura em Guarulhos. Hoje recebemos Fernanda Carvalho e Daniel Zóia.
Fernanda Carvalho
Atriz, iluminadora, professora, produtora e diretora teatral.
Nasceu no Município de Guarulhos em 30 de Agosto de 1988, desde criança sonhava com os palcos e sua primeira empreitada nas artes cênicas foi aos 10 anos em um grupo da Escola Estadual Therezinha Closa Eleutério, era um estudo sobre um livro, mas nada passou do primeiro dia de ensaio. Estudou até os 12 anos nessa escola, no Bairro do Pimentas, periferia de Guarulhos. Porém foi só em 2002 que teve a oportunidade de iniciar seus estudos em oficinas culturais. Resultando na peça “Macbeth” de William Shakespeare, dirigida por Heitor Saraiva. No ano seguinte encenou “A morta” de Oswald de Andrade. Formou-se na Escola Viva de Artes Cênicas de Guarulhos no curso de iluminação. Em 2012 cursou Teatro na Faculdade Paulista de Artes. No segundo semestre de 2015, iniciou os estudos na SP Escola de teatro no curso de direção. Trabalha na Prefeitura Municipal de Guarulhos como Iluminadora e trabalhou na Escola Viva de Artes Cênicas e atuando como assistente pedagógica nos processos artísticos da escola e Mestra da turma VII, dirigiu o espetáculo InCômodos resultado da pesquisa cênica da turma VII. Atualmente integra um grupo que iniciou na SP Escola de Teatro, com a pesquisa cênica Carnificina. Em 2018 dirigiu seu primeiro documentário, “Através dos seus olhos” com a Companhia Bueiro Aberto, trabalho apresentado no festival do sesc de madureira Rio de Janeiro, atuou também com a companhia no longa, “Para Miguel com amor”. No ano de 2019 dirigiu uma experiência cênica sobre a Lenda amazônica de Iara, já neste ano de 2020, por conta da pandemia ficou em processos de audiovisual e lives que resultou em “EU” um documentário que fala de sua própria experiência com depressão, também dirigiu o curta , “Entre Paredes” e “Coveiro”, todos projetos feito de forma independente, na cidade de Guarulhos com o Coletivo Costura. Estreou em 2020, Presos aqui em nossa liberdade, um processo de montagem do grupo Arlequim de teatro. Participou da gravação da radio novela “Renúncias” com a Cia Entre mundos, que a levou a conhecer suas parceiras da Cia Entre Elas.
Produtora do projeto “ Revolução das Mais”, coordenado pela fotógrafa Lauren Lima, em 2021 inicia uma coluna sobre crítica de cinema no Guarulhos Cultural, uma página na web sobre a cultura da cidade de Guarulhos
Instagram: @fernandasclife
Daniel Zóia
“Me tornei poeta sob o impacto de um simples elogio do professor de língua portuguesa no final da adolescência.
Agora, com 47 ciclos completos no relógio do tempo, lanço o segundo livro “Tem gente que morre de medo do centro”, onde narro principalmente a paixão de andar a pé pelo centro de São Paulo. Saio, observo, fotografo e escrevo em suposta estética marginal-urbana-cotidiana, acalmando a singular ansiedade existencial que carrego.”
Zóia é de 1974 e pai da Maria Flor, Pedro e Benício. Trabalha como Vendedor Químico e é Poeta Marginal.
Morador do Bom Retiro, lança agora seu segundo livro de poesias “Tem gente que morre de medo do centro” onde narra suas andanças pelo centro de São Paulo e outras histórias.
Gosta de boteco, encontrar amigos, blocos de carnaval, cinema, parques com filhos, livros e fotografias urbanas.
Instagram: @danielfernandeszoia
Escute agora o Podcast 1001 Noites de Cultura em Guarulhos – com Fernanda e Zóia
Lembre-se de compartilhar o nosso podcast e aproveite também para conhecer a Guarulhos Cultural em www.guarulhoscultural.com.br
Esse episódio nem se compara com os demais que você irá encontrar por aqui …
Nos encontramos nas próximas histórias.
1001 Noites de Cultura em Guarulhos
Apresentação: Vitor Souza
Produção: Rosângela da Silva
Edição de Som: Pedro Pugas
Música Tema: Rainbows de Scott Buckley * Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0
Realização: Guarulhos Cultural ( https://guarulhoscultural.com.br/ )
Show