Leningrado – Sinfonia n.º 7, de Dmitri Shostakovich
As duas orquestras de Guarulhos, GRU Sinfônica e Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos se juntam no palco para apresentar a Sinfonia n.º 7, do compositor russo Dmitri Shostakovich, conhecida como Leningrado. Uma obra de grande porte, que explora profundamente a sonoridade do conjunto sinfônico.
Leningrado – Sinfonia n.º 7, de Dmitri Shostakovichs, tem sua composição intimamente ligada a um momento muito particular da história do século XX, em meio à Segunda Guerra Mundial. Sua criação foi iniciada na cidade de São Petersburgo, na época denominada Leningrado, mas a peça só pôde ser concluída meses depois, uma vez que a cidade foi invadida pelas tropas nazistas durante o processo. Sua escrita energética e intensa, associada à turbulenta história de como foi composta, acabou transformando a Sinfonia no. 7 em um marco na luta pela liberdade. Ela passou a ser conhecida muitas vezes pelo nome da cidade para qual foi dedicada, Leningrado, e a primeira apresentação feita neste local se deu ainda sob o cerco nazista, com a música sendo transmitida por alto-falantes como forma de motivação para todos os que se encontravam sitiados.
O regente convidado será o violinista e maestro Cláudio Cruz.
Dia 25 de setembro. Domingo às 18h.
Livre
Teatro. 356 lugares.
Ingressos: R$ 24,00 (inteira); R$ 12,00 (meia: estudante, servidor de escola pública, + 60 anos, aposentados e pessoas com deficiência); Grátis para credencial plena (trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes).
Ingressos à venda a partir do dia 13 de setembro em sescsp.org.br, e nas bilheterias das unidades a partir do dia 14.