1001 Noites de Cultura em Guarulhos – com Guilherme e Sara
EPISÓDIO #0077 – Guilherme e Sara
Está no ar o episódio 0077 do Podcast 1001 Noites de Cultura em Guarulhos. Hoje recebemos Guilherme Severo e Sara Adeyeye.
Guilherme Severo
Guilherme Milagres Severo, nascido e criado em Guarulhos é curador do FESTIVAL FILME POSSÍVEL, festival de audiovisual em Guarulhos que teve sua primeira edição em 2021 e busca fazer um intercâmbio entre artistas contemporâneos e cinemas periféricos que possam colaborar com o desenvolvimento técnico e artístico da atividade na cidade de Guarulhos.
É formado em cinema pela FAAP entre 2006 e 2009 desempenhou diversas funções na realização de 26 curtas-metragem, alguns premiados em importantes festivais nacionais e internacionais. Em 2009 dirigiu e produziu a captação de imagens para a mostra Brazil Contemporary no NAI (Netherlands Architecture Institute) na cidade de Roterdã, acompanhando a montagem e exibição na Holanda, além de dirigir algumas peças de vídeo arte e vídeo clipes para companhias de dança paulistas. Em 2010 Produziu e Dirigiu o DVD do grupo Romanço, projeto contemplado pelo FUNCULTURA de Guarulhos.
Após experiências nas áreas de produção de grandes produtoras como O2 Filmes, Zulu Filmes, Movi & Art, Piloto TV, em 2011, funda a Perigo Filmes, sua primeira empresa produtora junto com seu sócio Fabricio Gallinucci.
À frente dos projetos como produtor executivo realizou mais de 300 trabalhos no período de 2011 a 2017 entre os formatos de publicidade online e off-line, vídeo clipes e curtas premiados, como os do diretor Felipe Arrojo Poroger: “Enquanto o sangue coloria a noite, eu olhava as estrelas” (2015) 4º Olhar de Cinema PR, prêmio de melhor montagem Cine França (concedido pela embaixada da França) 43º Festival de Gramado; “Aqueles anos em dezembro” (2016) 21º É tudo verdade, 44º Festival de Gramado, 31º Festival de Mar del Plata; “Capitão Brasil” (2017) indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, além de outros projetos com outros diretores experientes e estreantes.
Entre os filmes produzidos nesse período se destacam o Longa ficção “A Bruta Flor do Querer” (2013), premiado com melhor direção e melhor fotografia no 41º festival de Gramado, em que assina a direção de produção, e o longa documental “Vai Guarulhos” (2016), também contemplado pelo FUNCULTURA de Guarulhos e selecionado pelo Festival CINEFOOT, pelo Festival italiano CALCIOCITY em Milão, exibido no Museu do Futebol e adquirido pelo Canal Brasil onde é reprisado até hoje.
Em 2017 iniciando uma nova fase funda duas novas empresas: A produtora de cinema e conteúdo Animal Filmes (www.animalfilmes.tv) e a empresa de comunicação Mooving Forward voltada para conteúdo de interesse público e soluções de diálogo para diferentes stakeholders.
A frente da Animal Filmes em 2018 produziu conteúdo exclusivo para Globosat e ações de Branded Content para a Claro na Copa do mundo da Rússia, exibido nos canais Sportv, GNT e Multishow. É produtor associado e diretor de produção do longa “30 anos Blues” (2019) vencedor do prêmio especial do júri no 47º festival de Gramado e lançado em 2020 na plataforma Belas Artes A Lacarte e no Cine drive-in, devido a pandemia.
É produtor executivo do longa doc “Diálogos com Ruth de Souza” com lançamento no Festival do Rio em outubro de 2022 e na Mostra SP. E atualmente também produz dois longas doc “Cavalcanti” com estréia prevista pra 2023 e o primeiro longa-metragem do cineasta guarulhense André Okuma intitulado “IHAI”.
Formado na primeira turma do curso Objetiva empreendedorismo no audiovisual da Apro / Sebrae. Fez o curso de planejamento e produção de séries com Mariana Brasil, e nos últimos anos participou dos principais eventos de mercado do Brasil como Rio Content Market, Rio2C, Gramado Film Market, entre outros.
Instagram: @o_gui_severo
Sara Adeyeye
Sara Bernardes Adeyeye Iniciou seus estudos no Projeto Pimentinhas aos 12 anos Em Guarulhos, tocando flauta transversal, com a iniciativa do Maestro Vanderlei Banci. Estudou na Escola do Estado de São Paulo Tom jobim Emesp e Na Escola do Auditório Ibirapuera Canto Popular , onde teve aulas com Daniel Reginato e Marcela Martinez. Cantora solo da banda Furiosa.
Tocou ao lado de grandes nomes da música popular Brasileira na Escola do Auditório: Jair Rodrigues, Fabiana Coza,Renato Braz, Laércio de Freitas Elsa Soares,Mônica Salmaso entres outros.
Participou da Banda Aldeia, como “Cantora solo” dirigida pelo maestro Nailor (Proveta), integrante do Coral universitário Mackenzie ,Regida pelo Maestro Párcival Módulo. E coral vocsoul regida por Felipe da Paz.
” Com a orquestra Furiosa, participou do II encontro de Orquestra e coros juvenil na Argentina Buenos Aires
Viajou para Belo horizonte, em encontros de corais, junto ao coral cênico do auditório ibirapuera.
Com a orquestra da vila , executou o Hino Nacional Brasileiro para Presidente Dilma Roussef.
Em 2021 participou do primeiro festival de grupos vocais paulistanos, como Mezzo, no “Trio Matrioska “
Lançou seu primeiro single nas plataformas digitais ” Minha Arma”
Atualmente é integrante do coral @vocsoul atua como contralto .
Gravações de CDs:
Nós vamos fazer Música e II (Pimentinhas) Projeto da Cidade de Guarulhos.
DeFuriosa no Coreto
Projeto de cantos Africanos cristã Yoruba
Trabalha com todas idades a um tempo lecionando oficinas de Musicalização para todas idades ,Atividades com foco no desenvolvimento musical em diversos ambientes
Professora de canto , canto coral, flauta Doce, ritmos Brasileiros, musicalização e prática de conjunto.
Trabalhou nas seguintes escolas:
Espaço da vila / canto coral para terceira idade/
Escolas da prefeitura de Guarulhos. Escola Ione Gonçalves
Escola jardim Otawa
Escola parque Brasília
Imc Escola de Música
Instituto Martins
Projeto Pimentinhas / canto Coral.
Idealizou o projeto Sara da vila no bairro dos pimentas, juntamente com 3 poetisas.
Como regente e maestrina, realizou encontros de corais na igreja Presbiteriana jardim Guaracy.
Além de desenvolver aulas de técnica vocal em conjunto, e participar de festivais gospel.
Instagram: @sara_adeyeye
Escute agora o Podcast 1001 Noites de Cultura em Guarulhos – com Guilherme e Sara.
Lembre-se de compartilhar o nosso podcast e aproveite também para conhecer a Guarulhos Cultural em www.guarulhoscultural.com.br
Esse episódio nem se compara com os demais que você irá encontrar por aqui …
Nos encontramos nas próximas histórias.
1001 Noites de Cultura em Guarulhos
Apresentação: Vitor Souza
Produção: Rosângela da Silva
Edição de Som: Pedro Pugas
Música Tema: Rainbows de Scott Buckley * Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0
Realização: Guarulhos Cultural ( https://guarulhoscultural.com.br/ )