Palhaços Fora do Centro
Bate-papo promovido pelo SESC Guarulhos aborda a inclusão e representatividade na arte do riso
A trajetória dos primeiros palhaços negros do Brasil e os desafios enfrentados por grupos periféricos no mundo da palhaçaria são alguns dos temas do encontro Palhaços Fora do Centro, bate-papo promovido pelo SESC Guarulhos no próximo sábado, dia 27 de março, às 19h, e transmitido pelo canal da unidade no YouTube, no endereço youtube.com/sescguarulhos.
A atividade conta com a participação dos artistas Sérgio Marques e Jamile Nunes, do Coletivo Palhaféricos, e trata da trajetória de Benjamin de Oliveira e Maria Eliza Alves dos Reis, os primeiros palhaços negros brasileiros, entre outras figuras importantes para a comédia. O bate-papo aborda ainda os principais desafios que os novos grupos vindos da periferia e fora dos padrões estéticos enfrentam para adentrar na linguagem da palhaçaria, que em muitos aspectos segue elitizada.
Palhaços Fora do Centro conta também com a participação da cineasta, jornalista e palhaça Mariana Gabriel e a produtora, educadora, artista do riso e atriz Vanessa Rosa, que falam de suas experiências e partilham suas visões acerca de figuras históricas e dos principais desafios que enfrentam atualmente como palhaças negras.
O debate passa pela constatação de que há poucas referências negras de destaque entre os palhaços, enfatizando que, muito embora a linguagem do palhaço seja universal e atinja os mais diversos públicos, nos bastidores as coisas nem sempre são tão simples.
Serviço
Palhaços Fora do Centro
Com Sérgio Marques, Jamile Nunes, Mariana Gabriel e Vanessa Rosa.
Data: sábado, 27 de março
Horário: 19h
Evento online transmitido pelo YouTube: youtube.com/sescguarulhos
Acompanhe a programação do SESC Guarulhos pelas redes sociais:
Portal Sesc: www.sescsp.org.br/guarulhos