Havana Futebol Clube oferece o curso gratuito Esporte Lazer e Sociedade
Escola popular de formação sócio esportiva do clube é um projeto que objetiva fomentar o debate e reflexões em torno das práticas esportivas como forma e ferramenta de protagonismo popular, identificação, vivências e relações sociais
No próximo sábado, 26 de novembro, das 10h às 15h, o Havana Futebol Clube oferece o curso gratuito Esporte Lazer e Sociedade, na EE Vereador Antônio de Ré, no bairro Macedo. O curso, que oferece certificação aos participantes, é a primeira ação da escola de formação sócio esportiva do Havana FC e busca ampliar o olhar sobre o tema futebol, esporte, trabalho e urbanidades.
O curso marca ainda a primeira formação realizada em parceria com os alunos e alunas do curso de Educação Física da Faculdade Anhanguera. Para participar, os interessados devem se inscrever até o dia 24, no link bit.ly/cursoesportelazeresociedade. Na data do curso, os organizadores solicitam a doação de 1Kg de alimento não perecível.
A escola popular de formação sócio esportiva do clube é um projeto que objetiva fomentar o debate e reflexões em torno das práticas esportivas como forma e ferramenta de protagonismo popular, identificação, vivências e relações sociais. Para tanto, o curso está dividido em três temas:
Tema 1: segregação sócio esportiva no urbano
Esportes são elementos presentes no cotidiano das cidades, eles transformam e geram novos marcadores sociais e económicos. Isto vem colocando em disputa o espaço urbano, como os empreendimentos imobiliários, os quais se utilizam da prática esportiva para atraírem a atenção e ao mesmo tempo os espaços periféricos sofrem com a desestruturação de seus poucos equipamentos esportivos, margeando e segregando suas práticas e relegando seus moradores a sua segregação em diversos aspectos sociais.
Mediação: Lionel Fontanesi, geógrafo e professor da rede municipal de SP
Tema 2: afetos e acolhimento na prática esportiva
A afetividade é a capacidade do ser humano de experimentar tendências, emoções, paixões e sentimentos. É através do afeto que revelamos os nossos sentimentos e criamos laços de convivência, e podemos identificar e trazer uma reflexão sobre o papel do esporte no praticar esportivo e em sua convivência quanto à prática, troca e vivências.
Mediação: Luiz Novais, Psicólogo clinico CRP: 06/165953; militante do MTST
Tema 3: questões sociais do futebol como trabalho
Diferentes áreas de pesquisa dialogam com o futebol e o campo esportivo, na sociedade brasileira, especificamente, o futebol ultrapassa a visão utilitarista de esporte das multidões, representando um estilo de vida do seu povo, com suas características peculiares e em si suas dialéticas sociais. Nesse sentido o futebol como uma extensão micro de relações sociais, apresentam seus dilemas e paradoxos comum ao cotidiano social brasileiro.
Mediação: Marcel Robert Agea, Educador físico e cientista social, professor da rede municipal de São Paulo
A EE Vereador Antônio de Ré fica na Rua da Penha, 156, no Macedo, em Guarulhos.
Foto: @futebolquebrada_