fbpx
Notícias

Artistas guarulhenses celebram Auto de Natal na Igreja do Rosário dos Homens Pretos, na Penha

Trupe formada por artistas de várias linguagens artísticas realiza performance com música, dança e ações circenses

A Cia Chegança, grupo folclórico formado por artistas guarulhenses de várias linguagens artísticas, é uma das atrações confirmadas do Festival de Natal de São Paulo, com apresentação de Auto de Natal no próximo sábado (17) e domingo (18), a partir das 16h, na Igreja do Rosário dos Homens Pretos, na Penha. O evento é realizado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, e conta com programação diversificada em toda a capital.

A performance dos guarulhenses combina música, dança e ações circenses, e vai ao encontro do resgate do folclore das festas populares e das tradições culturais brasileiras. Para tanto, coloca em cena a dramaturgia das folias de reis e lendas do Vale do Paraíba, no interior paulista. O espetáculo é fruto de pesquisa de mais de 20 anos sobre o folclore brasileiro e paulista, realizada pelo pesquisador e produtor cultural Diego Dionísio, idealizador da Cia Chegança. “Fugimos do natal dos Jingles Bells para as violas e sanfonas das folias de reis, do Papai Noel para os mascarados e encantados palhaços de reis”, explica Dionísio.

Dentre tantas histórias, a Cia Chegança fala, por exemplo, de Maria Peregrina, personagem conhecida como Nega ou Maria do Saco, que viveu em situação de rua e costumava dormir debaixo de árvores, na cidade de São José dos Campos. Após sua morte, em 1964, seu túmulo passou a ser visitado por dezenas de pessoas em busca de milagres. Ela foi considerada santa pela população local, passando a fazer parte do universo religioso e das festas populares da região.

A performance

Ao todo são 15 artistas polivalentes apresentam as músicas e danças com as identidades culturais do sul, norte e nordeste do país. A atriz e cantora Elizabeth Regina, que interpreta a Maria do Reisado, costura toda a trama para a festança do natal brasileiro.

As canções trazem o cancioneiro sertanejo e caipira e também clássicas músicas ligadas às folias de reis. A banda, formada exclusivamente para este projeto, tem direção musical de Edson Teles e é composta pelos músicos Fernando Saba (Flauta), Zé Gomes (Acordeon e Sanfona) e Naaya Lelis (Voz).

Os figurinos e cenário são assinados por Anderson Vasquez e são inspirados nas fitas, flores e laços das bandeiras e roupas das folias de reis e reisados populares, A Instalação conta com cerca de 5000 fuxicos, confeccionados por artesãos populares.

Cia Chegança

A Cia Chegança existe há três anos e vem fazendo suas intervenções artísticas pelo estado. Com apresentações nas cidades de Iguape, Assis, Guarulhos, Registro e São Paulo, o grupo já participou do Festival da Caixa Cultural, Arrastão Cultural, Revelando São Paulo e edição passada do Festival de Natal de São Paulo.

Diego Dionísio

Diego Dionísio é jornalista, gestor de política pública e curador artístico. Atua no mercado cultural e economia criativa há 20 anos. É pesquisador da Comissão Paulista de Folclore e possui premiações em vários projetos culturais. Seu acervo de imagens contém, mais de 10 mil fotos de comunidades tradicionais e étnicas por todo o Brasil. Como gestor de patrimônio imaterial e produtor cultural esteve à frente de grandes festivais artísticos em São Paulo e no Brasil.

Ficha técnica

Direção e concepção – Diego Dionísio

Atrizes – Elizabeth Regina e Tati Rouge

Direção Musical – Edson Teles

Violão, voz e percussão – Edson Teles

Flauta – Fernando Sabah

Sanfona – Zé Gomes do Acordeon

Voz – Naaya Lelis

Dança

Anderson Vasquez

Leide Alves

Manuela Dionísio

Renam Melinsk

Yandhe

Produção

Thiago Dionísio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo