fbpx
Notícias

Céllia Nascimento e Hélio Lima integram Temporada 2023 das Orquestras de Guarulhos

Artistas são destaques da Série Nossa Gente; nova temporada conta ainda com gravações de álbuns com a participação das orquestras e realização da 2ª edição de festival de ópera

Céllia Nascimento e Hélio Lima são dois dos artistas guarulhenses confirmados na Temporada 2023 da Orquestra Gru Sinfônica e Orquestra Jovem. O anúncio, realizado durante evento de lançamento da temporada na manhã da última quarta-feira (1), no Teatro Padre Bento, contou com outros destaques dos quase 60 espetáculos que serão realizados ao longo do ano, de forma descentralizada e em diversos espaços públicos da cidade.

A cantora Céllia Nascimento deu uma pequena mostra do espetáculo Samba em Concerto – 3ª edição, que acontece no próximo dia 25 de fevereiro, sábado, às 20h, abertura da Temporada 2023 com a Orquestra Jovem, no Teatro Padre Bento.  Sob regência de Emiliano Patarra, arranjos de Fernando Gomes e curadora da própria Céllia, Samba em Concerto é parte da série Nossa Gente e também convida ao palco outros artistas da cidade como Teresa Gama, Fernando Lima e Carlão da Vila.

Foto: Michel Wakin/Guarulhos Online

“Comecei minha carreira artística no teatro, meu repertório é composto por diferentes gêneros, do jazz ao samba, canto o que meu coração me diz. Nesse espetáculo, em meu repertório autoral, evidencio referências musicais muito importantes para a história do nosso país, como Elis Regina, Clara Nunes e Elza Soares, dentre outras cantoras incríveis”, explica a cantora.

Além da 3ª edição do Samba em Concerto, sobem ao palco do Teatro Padre Bento em 2023 artistas da tradição popular como o Duo Inhambu, instrumentistas como o compositor Robson Nascimento e artistas de outras linguagens como o palhaço e ator Lucas Branco e o coreógrafo Hélio Lima, com o espetáculo Ballet A Sílfede, com a Orquestra Jovem e regência de Kevin Camargo, no mês de abril.

“Em 2019, eu e o maestro Patarra conversamos sobre a possibilidade de combinar essa importante obra do ballet com a orquestra, a partir de uma adaptação para o ballet moderno. Então, veio a pandemia e as incertezas daquele período, e agora estou muito satisfeito em poder finalmente retomar esse projeto e realizar essa coreografia na cidade onde nasci e onde construí toda a minha carreira artística”, explicou o coreógrafo sobre a importância dessa adaptação.

“A série Nossa Gente aborda a cidade a partir de sua intensa atividade de produção cultural nas mais diversas linguagens. Esta série abre espaço para que alguns dos mais ativos artistas possam dividir o palco com as orquestras de Guarulhos, em espetáculos criados especialmente para ocasiões específicas”, pontuou o maestro Emiliano Patarra.

Foto: Michel Wakin/Guarulhos Online

Mais que pinçar alguns dos principais destaques da intensa programação, o lançamento também ofereceu aos convidados um recorte de atividades musicais como a participação de quarteto de cordas composto por professores do Projeto Música nas Escolas que também são instrumentistas da Orquestra Gru Sinfônica.

 Novidades

Aquarela, Convidados Especiais, Sangue Novo e Nossa Gente são os nomes das quatro séries de espetáculos em celebração à nova sede da Gru Sinfônica e Orquestra Jovem: o Teatro Padre Bento. Desde maio do ano passado, o espaço passou a abrigar tanto as orquestras quanto outros projetos do Conservatório de Guarulhos, o corpo artístico da Banda Sinfônica, coordenada pelo maestro Marcelo Mendonça, e a Roda de Choro do Samuka, coordenada pelo professor JG, além dos encontros formativos em dança, teatro e circo da Escola Viva de Artes.

Em 2023, a Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Cultura, realiza o 2º FOG – Festival de Ópera de Guarulhos, série de concertos que consolidam o gênero na cidade. Em meio às novidades estão ainda a participação das orquestras da cidade em gravações de álbuns com obras de compositores com intenso trabalho musical, e o GruCanto, o primeiro concurso de canto da cidade de Guarulhos.

As orquestras de Guarulhos participam ainda da gravação de dois álbuns, do projeto do Duo Siqueira Lima, aprovado pelo ProAc e que, além de dois violões, conta ainda com a gravação de flauta e percussão de concerto do compositor brasileiro Radamés Gnattali, e a encomenda e gravação para dois violões e orquestra, de André Mehmari.

Os conjuntos sinfônicos também se dedicam à produção de um álbum, gravado pela Gru Sinfônica em parceria com a Faculdade Santa Marcelina. O álbum conta com gravações de composições de João Guilherme Ripper, dos estagiários de composição e regência das orquestras Fernando Gomes, Adriano Carrijo e Kevin Camargo, e uma obra do pianista, maestro, arranjador e compositor brasileiro Edmundo Villani-Côrtes.

Ao adentrar o universo do fonograma por meio do registro sonoro, o trabalho das orquestras da cidade torna-se ainda mais conhecido e presente nas plataformas de streaming.

Depois de finalizado os trabalhos de gravação, os lançamentos dos álbuns acontecem no Festival de Inverno de Campos de Jordão, na Sala São Paulo e no Teatro Padre Bento, em Guarulhos.  

Para saber mais sobre a temporada 2023 das orquestras de Guarulhos, acesse https://orquestrasdeguarulhos.com/.

Fotos Michel Wakin/Guarulhos Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo